Aprenda a se comunicar

29/10/2017 às 06:00.
Atualizado em 02/11/2021 às 23:26

Quando se fala no poder da imagem e da comunicação não verbal, o ponto focal não se baseia apenas no visual. Uma imagem bem construída, que causa impacto positivo, de confiança e credibilidade, está relacionada também ao comportamento, tom de voz e etiqueta, além da aparência. A comunicação congruente é uma combinação satisfatória entre o que você diz, como se comporta, o que as pessoas veem e a emoção que causa no seu interlocutor.

As cinco dicas abaixo podem ajudá-lo a desenvolver uma comunicação assertiva e eficaz, facilitando relações sociais e profissionais.

1. Conhecimento: Não imponha suas opiniões e críticas sobre um assunto que não tenha um real conhecimento. Pesquise, estude e busque informações a respeito do que quer falar ou do conhecimento que deseja transmitir. Insistir sempre no “eu acho”, o tornará uma pessoa desacreditada com o passar do tempo.

2. Empatia: Como você age com os demais? Não se trata apenas de bons modos e educação. Coloque-se sempre no lugar dos outros em uma relação. Você se impõe o tempo todo ou permite que as pessoas também se comuniquem?

3. Seja claro e direto: Assertividade não tem nada a ver com agressividade. São péssimos comunicadores, pessoas que falam, falam e não chegam a ligar nenhum ou são agressivos em julgamentos e ataques, quando sua opinião não predomina. A comunicação assertiva é direta ao ponto, sem rodeios, levando em consideração e ponderando pontos de vistas distintos.

4. Linguagem verbal: Uso indevido de gírias, falar e escrever errado, sem se preocupar com o uso coreto da língua, transmite uma péssima impressão e coloca sua credibilidade em jogo. É uma falha muito comum no dia a dia, que faz com que as pessoas passem uma imagem bem diferente do que pretendiam.

5. Linguagem corporal: Use a inteligência visual a seu favor. Como a nossa imagem, o uso do nosso corpo também transmite sinais, através da comunicação não verbal. É preciso autocrítica para analisar esse comportamento. Tente observar a sua postura, seus gestos, sua firmeza ao andar e cumprimentar as pessoas, a segurança do olho no olho ao conversar. Todos esses pontos irão criar referências positivas ou negativas ao seu respeito.

A construção de uma imagem é um trabalho de autoconhecimento, autodesenvolvimento, resgate de autoestima, onde alinhamos moda, estilo, comportamento e comunicação para transmitir as pessoas exatamente à imagem que desejamos.

Concentre-se sempre nas suas melhores características, a sua chance de impressionar está aí. Você é o único responsável pelo sucesso ou fracasso da sua reputação.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por