Cultura consumista

15/07/2018 às 06:00.
Atualizado em 10/11/2021 às 01:23

As pessoas estão sempre correndo atrás de conseguir algo mais, qualquer coisa que seja. Estamos programados para o consumismo. Não um consumismo inteligente, mas, sim, um sentimento forte de conquista por conquista, que às vezes leva à ansiedade exagerada e à frustração.

Você precisa de mais dinheiro, de uma casa maior, de mais roupas, joias, de visitar mais países... Ufa! Tudo isso é realmente incrível e desejo que todos conquistem tudo que seja necessário para a felicidade, repito, o que seja necessário.

Na verdade, como explicam os psicólogos, existe o paradoxo da escolha, que nada mais é que, quanto mais opções temos, mais insatisfeitos ficamos, porque temos a consciência que, independente da escolha feita, perdemos várias outras opções que também poderiam ser incríveis.

Se você tiver duas opções de trabalho e escolher uma, provavelmente se sentirá seguro e feliz com a escolha. Mas, se você tiver 15 opções, o paradoxo da escolha explica que, independente de fazer a escolha que parece correta, você passará anos duvidando de si mesmo e se perguntando se está no caminho certo. E esse desejo pela certeza, gera uma grande ansiedade, acompanhada de infelicidade e dúvidas.

Então, o que fazer?

Não escolha qualquer coisa, a qualquer momento e de qualquer jeito, por impulso. Seja coerente com você e sua realidade.

Não “consuma” coisas, pessoas e tempo sem responsabilidade.

É incrível ter uma amplitude de escolhas e oportunidades, mas algumas recompensas só são construídas com experiências mais profundas.

Liberte-se do sentimento de rejeição de escolhas.

Explorar opções é desejável, mas entender o que de fato cabe na sua vida e no seu estilo, é tão importante quanto. Não sofra por não ter ou não fazer o que o outro tem e faz. Construa e conquiste o que você realmente acredita ser necessário.

Isso vale para o trabalho, para a vida sentimental e pessoal, para os bens materiais que desejamos ao longo da vida e para aquele vestido caríssimo, que você nem sabe se vai usar.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por