O significado das cores

12/11/2017 às 06:00.
Atualizado em 02/11/2021 às 23:39

“A cor talvez seja a força mais poderosa na comunicação da moda. Alguns segundos após um encontro com você, os outros vão reagir às ‘mensagens de cor’ emitidas por sua roupa. A cor pode influenciar os hormônios, a pressão sanguínea e a temperatura do corpo de quem a vê. Tem o poder de estimular ou deprimir, atrair ou repelir”, disse Toby Fischer-Mirkin, autor do livro “O Código do Vestir”.

As cores desempenham um papel muito importante na composição de uma produção. Conhecer e compreender o significado das cores é um aspecto que agrega positivamente na construção de uma imagem inteligente e bem definida. Um fator interessante para facilitar ainda mais a comunicação não verbal e abrir as portas desejadas.

Veremos abaixo algumas propriedades e aplicações de cores bastante usadas:

– O vermelho é estimulante, agressivo e dinâmico. A cor vermelha de base amarelada atrai a atenção dos homens. É indicado quando uma mulher deseja seduzir. Já o vermelho com base azulada, atrai a atenção feminina. Homens que farão uma palestra para um público de mulheres podem aproveitar esse truque para prender a atenção das participantes, usando uma gravata ou pulôver cereja ou ameixa, por exemplo.

– A cor azul remete à confiança, fidelidade, respeito, estabilidade e status social. Como essa é a cor mais escura das cores primárias, cria uma analogia ao preto. Por esse motivo, é muito usada para uniformes e ocasiões formais, pois simboliza autoridade e respeito.

– O cinza ou prata simbolizam refinamento, classe, eficiência, ascensão econômica/social e poder. Um dos motivos de ser escolha frequente de artistas, intelectuais e pessoas bem sucedidas. Essa cor quando combinada a detalhes em contrastes fortes, aumentam ainda mais o seu valor.

– A cor preta, em minha opinião, é a mais chique. É o tom da elegância, mistério, prestígio e poder. Em reuniões ou eventos importantes, onde queira passar uma imagem de autoridade e força, é uma ótima escolha. Uma dica importante é a análise da produção criada, para que a mesma não passe uma imagem rígida ou severa demais, fazendo o efeito contrário da imagem desejada.

– O marrom, ao contrário do preto, não sugere poder, mas sim humildade. Ideal para transmitir uma imagem de pessoa segura, sem arrogância, confiável, estável, pronta para ajudar os outros. O marrom rosado remete à educação e sucesso financeiro. O tijolo, bronzeado, ocre, costumam deixar as pessoas ao redor de quem as usa, bem à vontade.

– A vibração do laranja chega com espontaneidade, audácia, calor humano e alguma extroversão. Justamente por isso, deve-se tomar cuidado ao optar usar a cor em ambientes corporativos, pois, pode emitir uma mensagem de desprendimento, pouca credibilidade e postura profissional.</CW>

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