Acelerada fatal

01/02/2017 às 19:24.
Atualizado em 15/11/2021 às 22:39

Leitor da coluna manda e-mail e me pede para ser juiz (eu hem?...) de uma discussão entre ele e amigos. Em volta da mesa de botequim, conversavam a respeito da manutenção dos automóveis e surgiu uma dúvida: o motorista deve dar uma acelerada antes de desligar o motor à noite, ou quando ele ligado pela manhã?

E minha “sentença” foi de “condenar” toda a turma: não se acelera nem de noite, nem pela manhã. Ao encostar à noite, o motorista não deve acelerar antes de virar a chave. Pois vai sobrar um pouco do combustível que não se queimou, que escorre para o cárter e contamina o óleo. Por outro lado, ao se ligar o motor de manhã, a recomendação é também de não se acelerar e deixá-lo em marcha lenta durante 30 a 40 segundos. Porque o óleo que lubrifica as partes móveis escorreu todo para o cárter durante a noite. Então, ao se ligar o motor, ele demora alguns segundos até chegar nas partes superiores e lubrificá-las. Há um consenso de que o maior desgaste sofrido por um motor é exatamente pela manhã, durante o tempo em que funciona sem uma lubrificação adequada.

É exatamente por problemas como esse que se torna impossível fazer uma previsão da durabilidade de um motor: ele pode durar de 100 mil a 1.000.000 de quilômetros em função dos cuidados de sua manutenção e operação. Da qualidade do projeto, dos materiais aplicados em sua fabricação. Além disso, depende também do combustível (correto ou adulterado?), do peso do pé do motorista no acelerador, do peso carregado pelo veículo. Apesar destas dezenas de variáveis, dá para arriscar um “chute científico”: um motor a gasolina (o diesel costuma durar mais) deve atingir cerca de 150 mil km. E ainda continuar funcionando depois de retificado. Muitos chegam sem problemas até os 500 mil km e alguns raros superam o milhão de km. Desde que o motorista não o acelere nem a noite, nem pela manhã...

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por