Certificado de besteirol

30/03/2017 às 14:38.
Atualizado em 15/11/2021 às 13:56

O motor flex existe há mais de 13 anos, porém ainda provoca dúvidas, dezenas de dicas e sugestões sem pé nem cabeça. Como existem “técnicos” em mecânica de automóvel no Brasil!

Ouvinte do nosso Auto Papo diz ter comprado um Hyundai zero e o vendedor, na hora da entrega, recomendou que ele usasse apenas o álcool nos quatro primeiros abastecimentos. Depois, poderia passar, se quisesse, para gasolina. Ele pergunta: “É isso mesmo, só posso usar gasolina depois de abastecer quatro vezes com o etanol?”. Não, não é nada disso. Carro flex foi projetado para usar qualquer combustível do primeiro até o último dia de vida. Pena que o leitor não tenha dito qual concessionária disse esta besteira, pois eu iria mandar um “Certificado de Besteirol” para ela dependurar na parede.
Outro exemplo? A Ford recomenda no manual que os carros flex sempre abastecidos com etanol devem encher o tanque com gasolina sempre que se trocar o óleo do motor. Aparentemente é um surrealismo: o que tem troca de óleo a ver com combustível no tanque?

Mas tem lógica: a recomendação faz o dono do carro que usa exclusivamente o etanol a abastecê-lo a cada 10 mil km com gasolina. A rigor, esta dica – mesmo sendo da fábrica – está sujeita a chuvas e trovoadas. Carro flex pode ser abastecido com etanol ou gasolina (ou qualquer proporção dos dois) a vida inteira. É verdade que o uso prolongado do etanol forma uma pequena gosma nas válvulas, que seria eliminada pela gasolina. Mas, o que provoca esta gosma? Rigorosamente nada...

Uma outra recomendação estranha de algumas fábricas é a de, ao abastecer com gasolina, usar exclusivamente a comum. Mas a aditivada não é recomendada por todos os técnicos? Sim, mas como ainda não existe no Brasil um padrão de aditivação, a fábrica não tem como testar seus motores com todas as gasolinas aditivadas do mercado e se isenta de responsabilidade recomendando a comum, que é rigorosamente a mesma em todos os postos de todas as marcas. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por