Até os motoristas mais desligados da manutenção de seu carro se preocupam com o óleo do motor. Sabem a importância de sua substituição periódica e de verificar seu nível. Não desconhecem o custo para o reparo (ou troca) de um motor que teve sua vida encurtada por falta de atenção com o óleo lubrificante.
Além do respeito à troca periódica, seja por quilometragem ou por tempo, o nível do óleo no cárter deve ser verificado semanalmente, se possível. Pois é normal uma pequena redução de seu volume devido a uma queima na câmara de combustão. Ou uma grande baixa no nível devido a um eventual vazamento ou excesso de queima por algum problema mecânico.
A verificação do nível do cárter se faz em geral no posto, enquanto se abastece o tanque. Ela se faz puxando a vareta indicadora, preferencialmente depois que o motor ficou desligado por dez, quinze ou vinte minutos, tempo necessário para o óleo escorrer para o cárter. Mas, e a paciência de esperar no posto?
Uma boa ideia é verificar o nível em casa, depois que o carro ficou parado algumas horas na garage. A operação é simples e não exige conhecimento especial. É só puxar a vareta e limpá-la em sua parte inferior com um pano limpo. Nada de estopa que solte fiapos. Ela é colocada de volta até o fundo e puxada de novo para fora. Em sua parte inferior sempre existem duas marcas: a inferior é nível mínimo e a superior é o máximo. Ou a vareta que era redonda pode se achatar indicando também os níveis máximo e mínimo. Algumas chegam a ter dois pequenos rasgos com a indicações “max” e “min”.
O nível de óleo pode estar em qualquer lugar entre as duas indicações. Porém, se estiver abaixo do mínimo, ooopa! Está na hora de completá-lo, aos poucos, com cuidado para não superar o nível máximo.