Nissan, a nova vítima da Takata

11/01/2017 às 19:01.
Atualizado em 15/11/2021 às 22:23

A Nissan do Brasil é mais uma vítima da japonesa Takata, maior produtora mundial de air bags. Ela acaba de fazer um recall chamando 70 mil carros dos modelos Livina, Gran Livina, Livina X-Gear e mais os Tiida (hatch e sedan) para substituir o disparador do air bag.

Dezenas de fábricas no mundo compram air bags da Takata e cerca de 80 milhões de automóveis já foram chamados de volta às concessionárias para substituição deste componente. O que quase “quebrou” a Takata que, por acaso, tem fábrica no Brasil.

O problema é grave: no caso de um acidente com impacto frontal que provoque o disparo da bolsa inflável há grande risco do disparador se fragmentar, quando são ejetadas dezenas de partículas metálicas a quase 300 km por hora contra motorista e passageiros. Já foram registradas 11 mortes provocadas por este defeito no mundo, além de centenas de casos de ferimentos graves. Ou seja, no caso de um acidente, o air bag Takata ao invés de salvar, mata!

Como as estatísticas revelam que no Brasil nem a metade dos automóveis envolvidos em recalls é levada às concessionárias para o reparo, convém ficar atento para os modelos da Nissan incluídos nesta operação. Basta conferir o número do chassis com a lista publicada pela fábrica ou chamar o SAC da empresa.

Não são apenas empresas japonesas que se envolveram com este air bag defeituoso: marcas europeias e norte-americanas também equipam seus automóveis com o componente da Takata. Além de Mitsubishi, Honda e Toyota, também a General Motors, BMW, Mercedes-Benz e outras já chamaram seus automóveis de volta à concessionária para este reparo, inclusive no Brasil. Em alguns casos, apenas o air bag do motorista é substituído, em outros, os dois dispositivos frontais são trocados.

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