Turbo reaproveita gases do motor?

17/01/2017 às 15:43.
Atualizado em 15/11/2021 às 22:27

No passado, automóvel turbinado ou era coisa de “boy”, ou carro esportivo, ou de motor “envenenado”. Em geral uma adaptação de quem queria tornar o motor mais potente.

Hoje, o conceito mudou e turbina virou uma necessidade das fábricas para tornar os motores mais eficientes. É a idéia – no mundo inteiro – do “downsizing”, ou seja, a redução do tamanho, da cilindrada, com o objetivo de reduzir também consumo e emissões. E, se possível, sem perder desempenho. Isto explica a quantidade de modelos compactos no Brasil, principalmente os 1.0, com motores turbinados e oferecendo potência perto ou superior dos 100 cv. O que se obtinha antes com motores 1.4 ou 1.6.

Mas quase nenhum motorista tem noção de como funciona o turbo. Muitos pensam que os gases do escapamento são direcionados de volta ao motor para serem reaproveitados.

Nada disso: os gases de escapamento são dotados de uma energia aproveitada para girar a turbina, exatamente como a força da água que cai de uma cachoeira utilizada para acionar uma turbina de uma usina para gerar energia elétrica. Depois de movimentá-la, a água volta para o curso do rio. No automóvel, a turbina está ligada a um compressor que injeta, que comprime o ar da atmosfera para o interior do motor. E assim se obtem maior eficiência, ou seja, maior potência com redução de consumo e emissões.

No caso do automóvel, depois que os gases de escapamento giram a turbina, são expelidos pela descarga. Então, o motor ganha eficiência exatamente porque aproveita uma energia que era literalmente jogada fora. Quer ter uma idéia? Proteja sua mão com um pano (para evitar de se queimar) e a coloque na saída do cano de descarga de qualquer automóvel para perceber de que força estamos falando...

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