Água no chope

Coluna Esplanada / 10/05/2018 - 12h00


Após investir R$ 2,2 bilhões na compra da Brasil Kirin (ex-Schincariol), a cervejeira holandesa Heineken - que fatura R$ 2,8 bilhões/ano no País - corre risco de levar ‘água no chope’. A Advocacia-Geral da União determinou que a empresa deixe imediatamente parte da área que abriga a fábrica de Alagoinhas (BA), de onde extrai milhões de litros de água pura, devido à ação judicial que se arrasta desde 1996 sobre posse da exploração do terreno. À época, o imbróglio estava na conta da Schin, passou para a japonesa Kirin e agora está na mesa dos holandeses, que evitam o tema. 

Do sertão ao STJ
Segundo advogados do empresário que se diz proprietário da área – que prefere não aparecer – ele foi usurpado com manobras políticas e por fim jurídicas, no STJ.


Registros 
Há 22 anos, havia pedido do empresário ao Departamento Nacional de Produção Mineral para pesquisas com fosfato. Ele acusa esquema de autoridades contra sua posse

Atropelo
Enquanto do impasse jurídico, o Governo da Bahia pagou perfuração de poços, desapropriou a área e a cedeu para a antiga cervejaria brasileira. A prefeitura endossou.
 

Do barril 

A assessoria da Heineken informou que a unidade “encontra-se em operação em conformidade com a legislação, gerando empregos e divisas para a população baiana”, e que possui “licenças e autorizações necessárias para exploração da sua atividade fabril”.

Fim do fado

Caiu o casal Diva Carvalho e Eduardo Jardim no Ministério do Meio Ambiente. Ambos pediram exoneração. Ela, chefe de gabinete do ministro interino, e ele, assessor especial, são casados e tiveram autorização para representar a pasta, com tudo pago pelo cidadão, em evento de sete dias em Lisboa. A Coluna revelou no caso no sábado e o Ministério recuou no Diário Oficial da segunda-feira. 

Tô fora


Com especulações de que pode concorrer ao Senado pelo Rio de Janeiro, Joaquim Barbosa (PSB) decidiu para valer: não será candidato a nada. 

Sedex zero

Senadora Fátima Bezerra (PT-RN) quer levar dirigentes dos Correios à Comissão de Desenvolvimento Regional, que preside, para prestarem explicações sobre o fechamento de agências Brasil afora. A Coluna revelou que serão cerca de 700.

Bancos 


Para a senadora, a decisão tem que ser revista, “a exemplo da luta que desencadeamos ano passado, que impediu o fechamento dos bancos postais”. O papel de banco - extensão do BB - dos Correios é de utilidade pública para milhões de brasileiros.

150 Dias


Relator da reforma trabalhista, o deputado Rogério Marinho (PSDB-RN) lança o livro ‘Modernização das leis trabalhistas: o Brasil pronto para o futuro’. Diz que “pela primeira vez em 5 anos, houve queda na quantidade de ações à espera de julgamento”.


Clínica do Homem


A ONG Aids Healthcare Foundation inaugura na segunda, no Recife, a primeira Clínica do Homem de saúde sexual e preventiva do País. Com atendimento gratuito, contará com profissionais que vão prestar serviços de aconselhamento sobre infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), HIV/AIDS, além de testes para HIV, sífilis etc

Perigo crescente 


Segundo dados do Ministério da Saúde, entre 2007 e 2017 foram notificados 6.397 casos de HIV e 27.364 casos de AIDS em Pernambuco, média de 1.284 casos por ano. A taxa de incidência de AIDS vem crescendo nos últimos anos, e a sífilis foi identificada como um sério problema no Estado. 

Licença travada


O Instituto do Ambiente do Estado do Rio criou um aplicativo para enquadrar projetos e empreendimentos para licenças ambientais. Mas o app tem travado. O Inea informa que “tanto o site como o aplicativo podem sofrer erros de programação”.

Olhar atento


Cópia da famosa foto que Francisco Proner tirou do ex-presidente Lula carregado nos braços dos simpatizantes, no dia de sua prisão, foi comprada pelo vereador Eduardo Suplicy, com o autógrafo. Proner é filho de Carolina, namorada de Chico Buarque. 

Eu, hein..


Suplicy - que se lançará novamente ao Senado - vai enviar a foto para Lula na cadeia, como presente. Será que Lula vai moldurar na parede um dia que quer esquecer? 

Correção


Aldo Rebelo está filiado ao Solidariedade, e não ao PSB, como publicamos ontem.
 

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Comentários