Cadê a ética?

14/06/2018 às 20:10.
Atualizado em 03/11/2021 às 03:36


Em ano de eleição, processos e representações seguem paralisados ou tramitam a passos lentos nos conselhos de Ética da Câmara e do Senado, revela levantamento da Coluna. Na Câmara, foram apresentadas oito representações desde fevereiro, das quais quatro arquivadas. Outras quatro se arrastam há meses e têm como alvos os deputados Paulo Maluf (PP-SP), em prisão domiciliar; Celso Jacob (MDB-RJ), que cumpre pena em regime aberto; João Rodrigues (PSD-SC), em semiaberto, e Lúcio Vieira Lima (MDB-BA), irmão do ex-ministro detento Geddel Vieira Lima (MDB-BA).

Casa Alta 
No Senado, o cenário é o mesmo. Foram seis representações nos últimos quatro meses. Duas contra a presidente do PT, Gleisi Hoffman (PR), foram arquivadas. 

Gavetão

Outras quatro representações foram enviadas pelo presidente do Conselho de Ética, João Alberto (MBD-MA), à Advocacia-Geral do Senado, e lá permanecem. 

Em tempo..
.. Já estamos na metade, e o Conselho de Ética do Senado não realizou uma reunião este ano.

Chicote no campo
Além de variadas suspeitas de irregularidades e apadrinhamentos políticos fora do padrão técnico, a gestão do PTB à frente do Ministério do Trabalho (MTE), sob o comando informal do ex-deputado mensaleiro Roberto Jefferson, é marcada por retrocessos no combate ao trabalho escravo. 

Radar desligado
As operações do grupo especial de fiscalização móvel foram reduzidas à metade nos últimos dois anos e, até maio, foram encontradas apenas 606 pessoas em condições análogas à escravidão. Dados bem distantes dos 6.025 trabalhadores resgatados em 2007, de acordo com o Radar do Trabalho Escravo, do próprio MTE.


Intervenção 
Ministros palacianos aconselham o presidente Michel Temer a intervir para conter a crise no Ministério do Trabalho. A avaliação é de que as buscas e apreensões da Polícia Federal no gabinete e em endereços da deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) deram sinal de que passou da hora da degola do PTB na Esplanada.

Presentão 
Pedro Parente vai assumir a presidência da holding BRF Foods, conforme antecipou a Coluna, onde já batia ponto mais que na Petrobras. E com presentão da Comissão de Ética do Planalto, que o liberou da quarentena. 

Lula no bar
Eduardo Suplicy (PT), que pretende voltar ao Senado, lançará sua candidatura dia 23, seu aniversário, numa cachaçaria, com direito a mensagem de Lula na TV do bar. 

Ôh, do comércio!

Comerciantes que aumentarem preços de produtos em momentos de escassez e crise, como a recente provocada pela greve dos caminhoneiros, poderão pegar de dois a cinco anos de cadeia além de pagar multas. É o que prevê o projeto 269/2018 de autoria do senador Airton Sandoval (MDB-SP). 

Má-Fé 
De acordo com o senador, durante a recente crise, “vimos notícias surpreendentes: em Fortaleza, o Procon notificou 21 postos de gasolina. Em Brasília, houve postos cobrando o litro da gasolina a quase R$ 10,00”. 


Grita dos juízes
A Associação dos Juízes Federais, através de seu advogado Marcus Vinicius Coêlho, requereu ao ministro Luiz Fux que revogue a liminar que impede a criação dos quatro novos TRFs (MG, PR, BA e AM). Argumentam que a Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (Anafe), autora da ação, não possui legitimidade para propô-la.

Vai, Chopelly!
A transexual Chopelly Glaudystton, que representa a Associação Nacional de Travestis e Transsexuais, foi reeleita para o Conselho Nacional de Direitos da Mulher. No triênio passado, Chopelly foi a primeira mulher transexual a integrar o Conselho do Governo.

O Sincero
Aconteceu em Roraima. O advogado Roberto Amorim surpreendeu o juiz Helder Girão ao explicar ausência num julgamento de um cliente, sem rodeios ou desculpas: “Esqueci completamente da audiência”, escreveu na justificativa. O magistrado aceitou “a conduta cavalheiresca”: “Que seu exemplo sirva às novas gerações de advogados”.

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por