Convocação imediata

30/11/2017 às 21:50.
Atualizado em 02/11/2021 às 23:58

O presidente da República, Michel Temer, determinou ontem no fim da manhã uma convocação imediata de todos os ministros – palacianos e da Esplanada – para reunião neste fim de semana. Quer todos em Brasília a partir de hoje de plantão. Determinou que ministros cancelassem agenda fora da capital e no exterior. A informação primária passada pelo Palácio é que surgiu uma oportunidade de votar até dia 20 em primeiro turno a PEC da Reforma da Previdência. Mas continua o vaivém de votos.

Plantonistas
Temer quer de plantão em Brasília, em especial, os ministros com atuação forte nas bancadas da base na Câmara. A contagem de votos é diária; aliás, horária.

Cara a tapa?
Mas há quem diga, na própria base, que não há clima nem quantidade para 308 votos da reforma. Nem este ano, nem ano que vem –principalmente antes da eleição..

Lula’n Rio
Lula da Silva vai ter encontro com sambistas da Beija-Flor e Mangueira no Rio de Janeiro dia 7, fora da agenda. E dia 8 faz ato público na UERJ. Quer festa.

Frente Lulista
Lula vai repetindo a coalizão de 2002. Os presidentes do PDT (Carlos Lupi), PT (Gleisi Hoffmann), PSB (Carlos Siqueira) e PCdoB (Luciana Santos) agendaram reunião para a última semana antes do Natal, em Brasília, para acertar a agenda da “Frente em Defesa da Democracia”. O nome do movimento foi definido há dias na capital.

Contrapeso
A Frente terá o apoio das Fundações Leonel Brizola (PDT), Perseu Abramo (PT), João Mangabeira (PSB) e Maurício Grabois (PCdoB) e vai mobilizar representantes da sociedade civil em defesa do sistema político presidencialista, entre outros objetivos.

Livre mercado
Venceu a voz do mercado livre. A Comissão de Defesa do Consumidor na Câmara derrubou o projeto do deputado Áureo (SD-RJ) que alterava o modelo de atuação de shoppings, considerado referência no exterior. Foi apertado, por 13 votos a 11.

Ou seja..
..Prevaleceu a máxima de que o setor não é regulado em país nenhum, e continua a liberdade contratual entre lojistas e administradoras de shoppings.
Caderninho
O ministro das Cidades, Alexandre Baldy, só teve uma agenda oficial nos últimos sete dias – visitar o prefeito da sua Goiânia. De resto, tem tomado nota da situação da pasta.

Vergonha!
Mais de 3 meses depois da determinação da presidente do CNJ, Ministra Cármen Lúcia, para que os TJs e TREs liberassem a lista dos salários dos juízes, só os TJs de Minas e Espírito Santo, e o TRE de São Paulo disponibilizaram a lista nominativa-salarial.

In Memorian
A internet fechou ontem a tampa do caixão da versão impressa do colossal Diário Oficial da União, leitura obrigatória para quem deseja saber os pormenores dos Três Poderes, e quem é quem – e o que faz. A partir de hoje, só a versão online.

Bastidor
A Imprensa Nacional tem 155 anos, e o D.O.U. como o conhecíamos até ontem, nasceu no Governo Sarney, no gabinete da Casa Civil do então chefe Marco Maciel. No lançamento do Plano Cruzado, a tensão era tanta que os funcionários da gráfica ficaram confinados de sexta a segunda, sem contato, para rodar o calhamaço histórico.

Banda de Ipanema
O saudoso Albino Pinheiro, fundador da Banda de Ipanema, será homenageado no livro que seu irmão Cláudio Pinheiro começou a escrever. Vai abordar a história da Banda, uma das primeiras do País, e da Associação dos Moradores do elegante bairro carioca.

Ponto Final
Mais um da série de esculachos a políticos em aviões. “Viralizou” nas redes um vídeo que flagra o senador Romero Jucá (PMDB-RR) irritado – ele tentou derrubar o celular da mão da mulher que filmava e o provocava.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por