Dilma sem espaço

Coluna Esplanada / 04/06/2018 - 12h00

A ex-presidente Dilma Rousseff, que sofreu impeachment, mas manteve inéditos direitos políticos, está na berlinda. Já reconhece a próximos que não sabe se vai disputar a eleição. Ao transferir o domicílio eleitoral de Porto Alegre para Belo Horizonte e iniciar tratativas para se lançar ao Senado, deixou o aliado governador Fernando Pimentel em passo de guerra com MDB e outros partidos, que articulam os nomes para a chapa ao Senado. Ao ser indagada por contato da Coluna sobre o impasse, Dilma respondeu no seu melhor estilo confuso: “Estou me guardando para quando o Carnaval chegar”.


Mensageira
Mais uma de Lula direta da cadeia: Dilma lerá mensagem do ex-presidente detento na próxima sexta, em ato em Contagem, na região metropolitana de BH.

Compasso de espera
Os caminhoneiros voltaram a se mobilizar em pontos estratégicos das capitais e rodovias. Sem a baixa de R$ 0,46 do litro diesel na bomba (!!), voltam a greve. 

Democracia Social
O ex-presidente Fernando Henrique (PSDB) encontrou-se com o vereador Eduardo Suplicy (PT) e acertaram para julho a realização de um seminário sobre a renda básica. Segundo o petista, o seminário terá especialistas e economistas de diferentes partidos.

Time plural
O escrete contará com Fernando Haddad (Fundação Perseu Abramo), Mangabeira Unger (Fundação Leonel Brizola), Tatiana Roque (Fundação Lauro Campos, do PSOL) e Ricardo Paes e Barros (ligado à Rede), além de nomes do Instituto Ayrton Senna. Acontecerá na sede da Fundação Fernando Henrique Cardoso, em São Paulo.

Soberania
O presidente do PDT, Carlos Lupi, lançará manifesto em defesa da Petrobras, pela soberania nacional - um dos pontos do programa do presidenciável Ciro Gomes. Mas vale lembrar que a petroleira é de capital aberto - o Governo detém 51%.

Rainha da boleia
Diferente dos colegas de bancada, a deputada Shéridan (PSDB-RR) não poupa elogios ao movimento grevista: “É uma paralisação digna: somos todos caminhoneiros”.

Despedida
Pedro Parente já frequentava mais o conselho da BRF, onde deve assumir a presidência do grupo, do que a petroleira. Por isso os dez membros do Conselho de Administração da Petrobras deixaram a última reunião do colegiado, na terça, com a impressão que se confirmaria na sexta: o pedido de demissão. 

Bonde aéreo
O deputado Flaviano Melo (MDB-AC) avisa que não vai devolver aos cofres públicos o valor de R$ 38,6 mil do fretamento de um avião com recursos da verba indenizatória para transportar colegas do partido em visita a dez municípios do Acre.

Lupa neles!
O uso dos recursos foi revelado pela entidade Operação Política Supervisiona, que entregou abaixo-assinado à presidência da Câmara exigindo o ressarcimento. 

Balaiada..
Em meio aos contratempos causados pela greve (suspensa) dos caminhoneiros, a Câmara Federal lança exposição sobre a História da Balaiada, revolta ocorrida no Maranhão e Piauí, entre 1838 e 1841, contra os grandes proprietários rurais da região.

.. e Brasil, 2018
A mostra, no corredor de acesso ao Plenário, pode ser visita até o dia 18 de julho. “Descontentes com a miséria, a fome e os maus-tratos, pessoas de diferentes extratos sociais foram à luta contra injustiças sociais”. Bem pertinente. 

Mundo atento
“A crise de desconfiança gera desinteresse pela política, mas isso não significa que a população está alheia ao que acontece no País”. A frase é de Gilles Lipovestky, cientista social francês, em entrevista ao informe do Conselho Federal de Administração. O pensador vem a Brasília abrir o Fórum de Gestão Pública do CFA, de quarta a sexta. 

Barretão, 90
A Casa França-Brasil no Rio promoverá homenagem ao cineasta Luís Carlos Barreto pelos seus 90 de vida e 70 de carreira, em exposição de curadoria de Jesus Chediak.

Correção
Ao contrário do publicado no sábado, os caças Mirage, aposentados pela FAB, são de origem francesa, e não russa. 

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Comentários