O Projeto Lula 2016

26/04/2016 às 21:31.
Atualizado em 16/11/2021 às 03:08

Com a certeza da iminente ascensão de Michel Temer ao gabinete presidencial e o alto risco de não voltar mais ao Palácio como mandatário, o ex-presidente Lula soltou o seu projeto de Poder: a antecipação das eleições presidenciais para outubro deste ano, simultâneas às eleições para prefeitos e vereadores. O PT já encampa o discurso, uma PEC foi apresentada no Senado e um grupo de senadores ligados a Lula, capitaneados por Paulo Paim (PT-RS), já busca apoio em entidades civis.

Balela

O grupo a favor da antecipação da eleição – o projeto Lula 2016 – diz já ter 30 senadores que avalizam a proposta. O presidente do Senado, Renan Calheiros, é um. 

Última cartada

Lula não vê outra saída para manter o PT no Poder – perde Dilma agora, mas quer aproveitar sua exposição e os índices nas pesquisas de popularidade para tentar voltar. 

Porta a porta

Paulo Paim e João Capiberibe (PSB-AP) visitaram ontem o presidente da OAB Nacional, Cláudio Lamachia, para pedir apoio. O conselho da Ordem vai avaliar.

Lamúrias

Antes de deixar o PT e o Senado para assumir a Secretaria de Educação do Governo da Bahia, o senador Walter Pinheiro, do grupo Lula 2016, saiu resmungando. “O Congresso é corporativista. Para votar a PEC da ‘Janela’ (que permitiu a troca de partidos) foi ligeiro. A PEC das Eleições deveria ter o mesmo tratamento”.

Lima no jaleco

Decisão da 29ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro (processo nº 0159400-09.2003.5.01.0029) ordenou que o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) demita os funcionários contratados sem concurso após 1989. O Cofen pode recorrer.

Do cofrinho

Alheio aos impasses judiciais-financeiros, o Cofen promove esta semana seminário no luxuoso Hotel Blue Tree Rio Poty em Teresina (PI) com tudo pago pelo órgão. A Coluna já revelou que a autarquia gosta de pagar palestras de ministros do TCU, responsáveis por fiscalizar suas contas. 

Chave na ignição 

A Operação Zelotes da PF já tem em mãos os movimentos bancários de Antonio Palocci e Erenice Guerra dos últimos anos. E o camburão está com a chave na ignição. 

Aí tem

Marcelo Odebrecht teve duas derrotas ontem. O STF negou HC para sua libertação em Curitiba. Horas antes, o STJ negou recurso da empreiteira para barrar envio de documentos da Suíça para a Operação Lava Jato.

Replay 

O presidente da comissão de impeachment, senador Raimundo Lira, e o senador Garibaldi Alves são os únicos remanescentes na Casa que votaram no impeachment do hoje colega Fernando Collor. “O tempo passou e a história se repete”, diz Garibaldi. 

Fogo na lavoura

Ex-comandante da CNA, a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, bate de frente com o presidente João Martins, seu aliado que a sucedeu. Enquanto Kátia defende a amiga Dilma Rousseff, a CNA reverbera oficialmente a tese do afastamento imediato. 

Celebridade 

O filho do ex-sindicalista Lula, Luís Cláudio Lula da Silva, tem bom gosto. No feriado jantou no caríssimo restaurante Zuma Restaurant, em Miami, frequentado por celebridades e por importantes nomes do esporte mundial. 

Lugar certo

“Ponto de encontro dos que apreciam as boas coisas da vida” é o tradicional slogan do estabelecimento. Por lá, por enquanto, não há risco de hostilidades nem cuspes. 

Ponto Final

“Vamos dar um não à desordem, à bagunça, à baderna, à bandeira vermelha. Vamos dar um sim à bandeira do Brasil, verde, amarela, azul e branca.”

De Fernando Collor de Mello, referindo-se a Lula, em debate, em 14 de dezembro de 1989. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por