Segredos do Poder

09/04/2016 às 17:26.
Atualizado em 16/11/2021 às 02:52

O vice-presidente da República, Michel Temer, anda sondando emissários da Abin, a Agência Brasileira de Inteligência, para visitas ao Palácio do Jaburu. A aproximação inédita e a pauta são um mistério. A presidente Dilma – que proibiu o vice de pisar no Planalto, evitando convites para cerimônias – distanciou-se da Abin e tirou poderes do importante GSI – Gabinete de Segurança Institucional, ninho de militares.

Aproximação ..

A exemplo de ministros petistas, Temer também tem avançado numa aproximação com delegados e agentes da Polícia Federal.

..e afago

O vice também já pediu a alguns parlamentares subordinados tratamento especial aos projetos de interesse da PF.

Best seller

Um ex-agente federal veterano, que acompanhou Dilma no primeiro mandato, pensa em escrever um livro de bastidores. É o que teria levado um tapa dela. Alô, Editoras!

Amém Express

O deputado Pastor Feliciano (PSC-SP) iniciava pregação em evento evangélico no Centro Israel Pinheiro, na quinta à noite, quando o celular tocou. Era Eduardo Cunha, o convocando imediatamente à residência oficial. Os fiéis ficaram na oração. O clima anda tenso na Península dos Ministros. Também para o vizinho Renan Calheiros.

Plantando abacaxi

O deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR) cita o endividamento do País ao afirmar que o próximo Governo, segundo ele, herdará um “abacaxi”. Para descascá-lo, uma nova gestão terá que ser “técnica e pouco centralizadora”.

Pajelança

O ex-deputado federal Bassuma (PT-BA) tem sido sondado pelo prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), que o ligou três vezes nos últimos dias. Ex-espírita, Bassuma hoje é líder evangélico, pré-candidato a vereador e tem rebanho invejável.


Voto arco-íris

ACM Neto está de olho no Pastor Isidório, um ‘ex-gay’, acredite. Polêmico e com capital eleitoral crescente em Salvador. É pré-candidato a prefeito na capital.

A atrevida

Uma funcionária da Câmara descumpre ordem da Diretoria, circula com a camisa pró-Dilma Rousseff e distribui panfletos. “Sou concursada e tenho meus direitos”, dispara.

Defesa duplicada

O atual AGU, José Eduardo Cardozo, e ex-chefe do órgão, Luiz Inácio Adams, não se desgrudaram nos últimos dias. Auxiliados por tropa de juristas, discutem termos da peça que será apresentada ao STF para tentar derrubar o processo do impeachment.

Submergiu

O principal símbolo do impeachment no País, o ex-presidente e hoje senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL), não quer nem tocar no assunto. Foge de rodas de conversas com os colegas e virou “persona rara” no plenário do Senado.

O balançar da Rede

Marina Silva parece viver crise existencial: “O governo não é como uma camisa que se troca todo dia”, disse em março de 2015. Hoje é defensora da cassação da presidente Dilma e o do vice-presidente Michel Temer.

Patricinha x Favelada

Mortadelas x Coxinhas é lenda. Bate-boca chamou atenção no corredor da comissão de impeachment.  Jovem anti-impeachment disparou para a adversária antipetista: “Cala boca, patricinha!”. A resposta foi imediata: “Cala boca você, favelada.”

Voto a voto

O clima é tão tenso, dos dois lados, que o único deputado do Partido da Mulher Brasileira – que é homem – Weliton Prado (MG), não aguenta mais o assédio. Ainda não decidiu o voto e tem pedido opinião até de jornalistas.

Ponto Final

E o ano vai passando, depressa e tenso. Mas num país com letargia contagiante.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por