Sob vigilância

21/08/2017 às 13:07.
Atualizado em 15/11/2021 às 10:11

O Observatório da Despesa Pública (ODP), órgão do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), reforçou a vigilância sobre a gastança de ministros, auxiliares e servidores com cartões corporativos. No primeiro semestre, de acordo com levantamento obtido pela Coluna, foram emitidos pela pasta 1.978 alertas de possíveis irregularidades nos usos dos cartões – que além da função de crédito permite a realização de saques em dinheiro. 

Presidência lidera 
Os gastos do Governo com cartão corporativo já somam, em 2017, mais de R$ 20 milhões. 

Alertas 
O Ministério da Transparência usa o termo “descrição da trilha” para indicar os principais casos de possíveis irregularidades. Foram 816 alertas sobre “fracionamento de compras”. 

Hospedagem e combustível 
Os outros alertas foram sobre gastos com hospedagens (99), com combustível (161), compras em estabelecimentos atípicos (14) e transações em finais de semana e feriados (708).

Calendário 
A promessa do presidente Michel Temer de enviar Medida Provisória para alterar pontos da Reforma Trabalhista completa hoje 40 dias. E segue na promessa. 

Grita sindical
Em meio à crise e ao congelamento de reajustes, sindicatos reforçam as críticas à proposta do Senado que regulamenta a avaliação do servidor público estável e prevê a perda do cargo em caso de desempenho insuficiente. “A ineficiência do serviço público vem de cargos comissionados ocupados por apadrinhados políticos”, dispara Adriana Faria, da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União (Fenajufe).

De sola
O federal Jorge Solla (PT-BA) desanca o Governo sobre liberação de emendas em detrimento do Bolsa Família. “Enquanto isso, foram dados R$ 10 bilhões aos ruralistas”.


Garoto-propaganda 
O presidente do Avante, Luís Tibé, optou, por ora, pelo silêncio em relação à prisão do partidário Cândido Vaccarezza, até então tido como um dos “garotos-propaganda” do partido.

Pela culatra
Três dias antes da prisão de Vaccarezza, Tibé defendera em uma comissão da Câmara: “Os escândalos que vieram à tona ocorreram e ocorrem nas legendas que há anos dominam a política”.

Polarização na Nau 
O anúncio da candidatura de Fernando Horta à presidência do Vasco polarizou a eleição no clube e pode favorecer Horta. Uma pesquisa realizada junto aos sócios este mês mostra que Horta cresceu da espontânea para a induzida e que a capacidade de tirar votos diretos do atual presidente, Eurico Miranda, é de cerca de 15%.

Escalada
O marketing da campanha de Horta avalia que com as ações de comunicação dos próximos dias as chances de vitória passam a quase 80%. Pela debandada geral, os cabeças da campanha de Horta fazem contas e consideram assumir o primeiro lugar já em setembro.

Ideologia 
Um grupo de pessoas tentou atrapalhar uma palestra do Bispo Auxiliar do Rio, Dom Antônio Augusto Duarte, na PUC-RJ, no seminário sobre Ideologia de Gênero organizado no sábado, 19, pela universidade. 

Sem sucesso 
A tentativa não foi bem sucedida; o Bispo foi ovacionado ao sair do evento. “Hoje o campus da PUC tornou-se mais católico”, disse Dom Antônio Augusto. 

Ponto Final
“Só mesmo fanáticos poderiam ensanguentar Las Ramblas, de Barcelona, local tradicional de alegria e confraternização de turistas.” 

Do senador Lasier Martins (PSD-RS)

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por