A fábrica aberta de café

03/07/2016 às 10:13.
Atualizado em 16/11/2021 às 04:09

O cearense Jardel Melo é o autor da seguinte frase: “A inovação é a ferramenta mais forte para o sucesso de uma organização”. E esta expressão representa o Café Américo – Fábrica Aberta, uma empresa familiar criada por Robson Cunha e Juliana Miari que tem uma perspectiva de valorização do produto regional e de sustentabilidade, localizada num imóvel antigo que foi restaurado no Bairro Floresta, em Belo Horizonte.

A história do negócio começou quando Robson Cunha, agregado da família e pai da Juliana Miari Cunha, recebeu a fazenda como parte da herança do bisavó da Ju e, como era o único integrante com formação superior em Administração de Empresas foi nomeado o gestor da propriedade rural. Entre os anos de 2005 e 2006, ele abriu a porteira da fazenda e se deparou com 102.000 pés de cafés, mas como ele mesmo afirma “era o café commodity, um café comum”. Para se inserir em outro segmento de mercado, Robson precisava conseguir uma forma de agregar valor ao produto nos processos e nos procedimentos. E foi aí que surgiu a idéia de investir no cultivo de cafés especiais.

Robson descobriu a Associação Brasileira de Cafés Especiais e começou a trilhar o caminho em busca do produto premium, um mercado que corresponde a 5% dos consumidores brasileiros na atualidade e que cresce, em média, 10% ao ano no país. 

A partir desta oportunidade de mercado, o Café Américo começou a produzir cafés especiais levando-se em conta dois princípios: o rastreamento da origem, ou seja, o grão vem direto da fazenda – é o famoso da planta para a xícara –, e o frescor, onde o grão verde chega da fazenda e é torrado de forma artesanal por demanda. Além do café, foi concebido um produto diferenciado que é o “Cold Brew”, um concentrado de café extraído em infusão a frio, conhecido como energético natural.

A empresa Café Américo – Fábrica Aberta proporciona aos clientes e visitantes um momento único para viver experiências incríveis e trocar conhecimentos diversificados, preferencialmente degustando uma xícara de café de alta qualidade.

Juliana Miari, sócia do Café Américo e integrante da quarta geração da família deixa uma mensagem para as pessoas que buscam empreender no Brasil: “Não tenha medo de ousar”, e complementa “Nunca é tarde para começar uma boa ideia”. Que tal começar agora? #ficaadicadaJuMiari

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por