A startup que começou com uma ideia e 30 reais

Cristiano Lopes / 11/03/2017 - 09h46

O psiquiatra e palestrante Roberto Shinyashiki é o autor da seguinte frase: “Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado”. E esta frase representa a trajetória profissional do empreendedor Lucas Moreira, que, depois de fracassar no lançamento do seu primeiro negócio, voltou para o mercado de trabalho como funcionário e, seis anos depois, criou o seu novo negócio com apenas uma ideia e 30 reais: a startup CertificaWP.

Lucas Moreira sempre foi um aficionado por tecnologia. Aos 14 anos de idade vivenciou uma oportunidade inesquecível quando seu pai chegou em casa com um computador debaixo do braço. Foi uma cena tão marcante e impactante que, mesmo sem saber, aquele momento definiria todo o seu percurso de vida pessoal e profissional.

Aos 17 anos, Lucas Moreira conseguiu o seu primeiro estágio no CPD da Dhisa Contabilidade. Mas, o mais importante nesta experiência foi o fato do seu superior imediato estar explicando uma tarefa quando, repentinamente, executou um código de comando na tela do computador e aquilo se transformou num resultado imediato. Naquele instante, Lucas Moreira conheceu a programação de sistemas e decidiu direcionar toda a sua carreira aos estudos para as áreas de Tecnologia da Informação e Desenvolvimento de Sistemas.

Com 20 anos de idade, se tornou Analista de Sistemas Pleno da Stefanini, uma empresa de softwares com atuação internacional. Aos 22, Lucas Moreira resolveu criar asas e montar o seu próprio negócio na área de desenvolvimento de sites. Com menos de um ano de existência a empresa “quebrou” e ele precisou tomar uma decisão que não era a desejada, mas era a necessária naquela ocasião: conseguir um outro emprego para ter estabilidade e colocar as contas em dia. Foi assim que Lucas Moreira ingressou como Analista de Sistemas na EAC Softwares, uma empresa referência em softwares para varejo no Brasil. Da EAC, assumiu o cargo de Analista de Sistemas da Anima Educação, onde desenvolveu o sistema de aulas da Pós-Graduação de alguns cursos da HSM. Em seguida, foi convidado para ser o responsável pela área de TI da Viver de Blog, empresa com sede no Rio de Janeiro/RJ.

Negócio
Em 2015, Lucas Moreira decidiu investir novamente no seu maior sonho: empreender o seu negócio. A empresa surgiu com um investimento inicial de apenas 30 reais a partir da percepção de uma “dor” do mercado, que era a automatização da gestão e emissão de certificados para cursos e eventos. Foi assim que surgiu a CertificaWP, que teve como primeiro cliente a Viver de Blog. Hoje, a CertificaWP conta com mais de 200 empresas emitindo certificados através da plataforma em vários estados do Brasil e também na Argentina e na Colômbia.

Lucas Moreira deixa uma mensagem para as pessoas que buscam empreender no Brasil: “Seja persistente no que você acredita e procure sempre dar o seu melhor”, e complementa “nunca desista dos seus sonhos”. #ficaadicadoLucasMoreira #startup #certificaWP

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Comentários