Do pão de sal ao pão de queijo

Cristiano Lopes / 01/07/2017 - 06h00

Nicolau Maquiavel, filósofo e estadista italiano, é o autor da frase: “Empreendedores são aqueles que entendem que há uma pequena diferença entre obstáculos e oportunidades e são capazes de transformar ambos em vantagem”. E este pensamento representa a história de vida do empresário Paulo Cota, que depois de atuar no segmento de panificação e abrir uma padaria conceito, percebeu na deficiência do seu fornecedor uma oportunidade de negócios e investiu na criação da fábrica Pão de Queijo Ideal, em João Monlevade/MG.

Paulo Henrique Menezes Cota é nascido dentro de uma tradicional família de padeiros de João Monlevade. O seu tio-avô Sonô fundou, em 1974, a Panificadora Ideal, a primeira padaria da cidade. “Fui criado dentro da masseira da padaria dos meus pais”, afirma Paulo, que já atuou na produção, no balcão, no caixa e no setor administrativo, isso até completar 18 anos de idade.

Ao atingir a maioridade, Paulo Cota resolveu partir para o mercado de eventos, criando a MP Produções. Shows de MPB, axé e sertanejos locais eram os mais realizados pela produtora, que já contratou cantores renomados como Leone, Humberto Gessinger e Nando Reis. Durante cinco anos a MP Produções fez muito sucesso na região, mas o mercado de eventos retraiu e Paulo decidiu sair do negócio para focar nos seus estudos, cursando Sistemas de Informação na UFOP/Campus João Monlevade.

Após concluir o curso superior, Paulo foi estudar inglês em Auckland/Nova Zelândia, onde abriu o leque para o aperfeiçoamento das práticas empreendedoras. Esse acúmulo de experiências foi fundamental para implementar novos projetos no Brasil, começando pela inauguração da primeira filial da Padaria Ideal, em abril/2015. Construída num formato moderno, com conceito inovador e design arrojado, a loja possui 70 metros quadrados e permite ampliação através do modelo de franquias. 

As experiências acumuladas na padaria da família, somada aos ensinamentos adquiridos no exterior, fizeram com que Paulo assumisse a gestão com um olhar mais crítico e apurado. Com isso, Paulo percebeu que o seu fornecedor de pão de queijo, um dos itens mais vendidos e importantes dentro do mix da padaria, não estava atendendo suas necessidades de forma satisfatória, nem na qualidade, nem nos prazos de entrega estabelecidos. Foi aí que Paulo Cota enxergou uma outra oportunidade para empreender, criando a Pão de Queijo Ideal.


A Pão de Queijo Ideal foi planejada durante um ano, utilizando metodologias, estudos e técnicas específicas para a abertura de negócios, como Plano de Negócios, Canvas e pesquisas de mercado. A indústria foi inaugurada em junho/2016 produzindo 80 kg de pão de queijo/dia. Atualmente, em parceria com irmão e sócio Luiz Cota, o negócio já produz 2.000 kg/dia e está presente em 35 municípios do Médio Piracicaba, com projetos de expansão para atingir 5.000 kg/dia e 80 cidades até dezembro de 2017.

Paulo Cota deixa uma mensagem para quem deseja empreender no Brasil: “tenha otimismo, garra e determinação”. E  complementa: “é preciso acreditar no negócio e acreditar que vai dar certo”. #ficaadicadoPauloCota #PaodeQueijoIdeal

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