Empreendedorismo brazuca nos States

Cristiano Lopes / 29/07/2017 - 06h00

O professor Leon C. Megginson, autor do livro Small Business Management é também o autor da seguinte frase: “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”. E este pensamento reflete a história de vida do empresário Silvio de Souza, que depois de se mudar para os Estados Unidos no final da década de 80 e passar por um sério problema de hérnia de disco, precisou se adaptar ao mercado e criar uma outra forma de sobrevivência, fundando assim o Brazilian Press – um jornal brazuca nos States.

O valadarense Silvio S. de Souza é o filho caçula dos 13 filhos do Seu Sebastião e da Dona Consuelita. Conseguiu o seu primeiro emprego aos 18 anos de idade na Cenibra e, aos 22 anos, partiu para os Estados Unidos influenciado por um amigo de infância. Como grande parte dos brasileiros que foram buscar trabalho na Terra do Tio Sam, entrou pelo México e apenas com um ano na América já havia conseguido a autorização para trabalhar legalmente no país.

Silvio chegou muito disposto a fazer a sua vida prosperar nos Estados Unidos. Trabalhou com demolição de casas, encanamento de água e foi vendedor de peixe em New York, onde pelo trabalho e esforço intensos adquiriu um sério problema de coluna. Silvio de Souza chegou a ficar dois anos parcialmente inválido e, por esse motivo, precisou buscar outra forma rápida de fazer dinheiro para sobreviver na América.

Certa feita, conversando com o seu sobrinho Marcelo de Souza, tiveram a ideia de fundar um jornal brasileiro nos Estados Unidos. Foi assim que surgiu o Brazilian Press, em Newark, no dia 10 de setembro de 1997, “o mais importante jornal brasileiro para a colônia brasileira nos Estados Unidos”, frase mencionada pelo apresentador Fausto Silva, em seu programa Domingão do Faustão, da TV Globo.

O Brazilian Press é um jornal semanal com tiragem de 35.000 exemplares e distribuição gratuita nos estados de New Jersey, New York, Connecticut e Pennsylvania. O jornal tem como objetivo divulgar notícias locais, notícias do Brasil e do mundo, sendo complementado com colunas de especialistas que abordam temáticas como saúde, imigração, agenda cultural e outros temas interessantes para a comunidade tupiniquim. O periódico está disponibilizado gratuitamente para o público através do site www.brazilianpress.com.br e do facebook [@brazilianpress].

Silvio de Souza, empreendedor de sucesso nos Estados Unidos, é também o idealizador do Kid’s Day em Newark, um evento em homenagem ao Dia das Crianças que será realizado este ano pela 16º vez consecutiva. No evento, são oferecidos comes, bebes, shows, brindes e brinquedos de forma gratuita para um público estimado em 3.000 crianças por edição. Além disso, o empresário ampliou o seu cardápio de negócios com a criação da D&S Money Transfer, uma empresa especializada em remessas de dinheiro para o Brasil.

Silvio de Souza deixa uma mensagem para quem deseja tirar seus planos do papel e colocar em prática “corra atrás dos seus sonhos” e complementa: “saiba que não existe vitória sem luta”. #ficaadicadoSilviodeSouza #BrazilianPress

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Comentários