Gastronomia por opção

25/08/2017 às 14:50.
Atualizado em 15/11/2021 às 10:15

 Fernando Capella Reis, cozinheiro e consultor em tecnologias para cozinhas, é o autor da frase: “Cozinhar é como um espetáculo: é preciso muita organização, treino, dedicação, conhecimento e amor para que, no final os cinco sentidos o aplaudam de pé”. E este pensamento tem relação direta com a trajetória profissional do empreendedor Frederico Divino, que estudou gastronomia por opção e se tornou consultor nas áreas de enologia e coquetelaria, além de professor universitário.


Frederico Divino Dias nasceu em Belo Horizonte e sempre cozinhou desde criancinha. Fez a sua primeira produção gastronômica aos 7 anos de idade, quando temperou um peixe grande para toda a família. A partir daí, começou a cozinhar junto com a mãe na hora do almoço, fato que o fez tomar ainda mais gosto pela área de gastronomia.

Aos 17 anos, Frederico Divino decidiu prestar vestibular para o curso de Ciências Biológicas na UFMG e, como segunda opção, escolheu o curso de Gastronomia na Estácio de Sá. Como o resultado da Estácio de Sá saiu primeiro e foi positivo, Frederico nem foi fazer o vestibular da UFMG e já decidiu, naquele instante, abraçar definitivamente a sua profissão.

Durante o curso, aproveitou as poucas oportunidades que surgiram para fazer estágio, porém uma delas foi fundamental para a sua trajetória profissional: cozinhar junto com o Chef Ivo Faria no Festival Internacional de Gastronomia de Tiradentes no ano de 2009.

Em 2010, Frederico completou o curso de graduação e, sem perder tempo, já ingressou no MBA em Gastronomia da Faculdade SENAC Minas. Ainda quando estava estudando, foi contratado como chef de Cozinha da Delikatessen Além do Vinho em Lagoa Santa e, em 2012, assumiu a Gerência de Educação em Segurança Alimentar da PBH, cargo que proporcionou uma grande expertise em termos de relacionamento com os alunos e com os processos de gestão de educação.

Em 2013, com a experiência acumulada na bagagem ao longo da sua jornada, Frederico Divino ingressou na carreira acadêmica como professor universitário da Faculdade Promove e da Faculdade Kennedy. Além disso, resolveu investir no empreendedorismo independente, formatando o seu próprio negócio e se tornando um MEI na área de consultoria em bebidas – enologia e coquetelaria.

O consultor Frederico Divino é contratado para realizar estudos das cartas de bebidas dos bares e restaurantes para, em seguida, propor melhorias nos cardápios analisando diversos fatores como adequação ao perfil do público da casa, harmonização dos pratos com as bebidas e relação custo x benefício. Além disso, o consultor também atua com treinamentos específicos de atendimento e vendas direcionado aos garçons dos estabelecimentos. O consultor Frederico Divino poderá ser acessado através do Facebook [@fredericodivino] e do Instagram.

Frederico Divino deixa uma mensagem para quem quer empreender: “é preciso buscar algum meio que ofereça formação e capacitação para que você possa aproveitar as ideias de uma forma efetiva”. E complementa: “corra atrás de quem entende e faz sucesso”. #ficaadicadoFredericoDivino

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por