O cabeleireiro dos artistas

25/11/2016 às 22:32.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:49

Milton Nascimento, cantor e compositor conhecido internacionalmente, é o autor da letra da música Clube da Esquina II, que apresenta o seguinte verso: “Porque se chamavam homens//também se chamavam sonhos//e sonhos não envelhecem”. E este trecho da canção representa a história de vida do cabeleireiro Jarbas Garnier, que começou cortando cabelo na roça e hoje é o cabeleireiro dos artistas e proprietário de dois salões de beleza localizados no Bairro Coração Eucarístico, em Belo Horizonte.

Jarbas Garnier iniciou sua trajetória de vida cortando cabelo na zona rural de Guaraciaba, interior de Minas Gerais, quando tinha apenas 12 anos de idade e influenciado pelo Tio Carmélio. Aos 16 anos foi trabalhar como assistente de pedreiro para uma construtora na cidade do Guarujá/SP, local onde começou a cortar o cabelo dos colegas de trabalho nas horas vagas, fato que propiciou uma grana extra para sobreviver no interior paulista.

Quando a obra encerrou, foi demitido e de lá partiu para um novo trabalho numa sapataria em São Paulo/SP. Na capital sofreu um grave acidente de bicicleta e precisou voltar para a zona rural para se recuperar. Quando ainda estava em recuperação, seu vizinho o convidou para morar em BH. Jarbas veio para a capital mineira com “a cara e a coragem”, sem dinheiro e sem emprego.

Jarbas passou por várias dificuldades e desempenhou diversas funções para sobreviver, atuando como ajudante de obra, lavador de carro e atendente de lanchonete. Mas, ele tinha o sonho de ser cabeleireiro e ao pedir oportunidade nos salões de beleza não conseguia êxito por não possuir o diploma do curso. Com muito esforço, Jarbas juntou dinheiro e conseguiu concluir seu curso no Senac, de onde partiu para o mercado de trabalho. Foram 8 anos de dedicação profissional no Charme Cabeleireiros, no Salão Líder Cabeleireiros, no Salão Mônica Cabeleireiros e no Salão do Pedrinho.

No ano 2000, Jarbas se juntou com um sócio e criaram o Mickey Cabeleireiros. Dois anos depois, resolveu abrir um negócio independente e criou a marca Jarbas Garnier, abrindo seu próprio salão no Bairro Coração Eucarístico. Mas, o que projetou Jarbas Garnier no cenário nacional foi a sua participação no Campeonato Nacional de Cortes de Cabelos, onde ficou em segundo lugar no certame. A partir daí, seu negócio foi crescendo de forma exponencial.

Em 2010, Jarbas abriu um espaço para atendimento ao público feminino dentro do Alambique, famosa casa de shows do cenário sertanejo. Com isso, ganhou destaque e começou a atender grandes artistas como Gian&Giovani, João Neto e Frederico, João Lucas e Diogo, Vitor e Guilherme e os filhos do cantor Leonardo. Com isso, Jarbas Garnier se tornou o principal cabeleireiro dos artistas sertanejos de Minas Gerais, sendo inclusive o responsável pelo visual da dupla Don e Juan no programa “Don e Juan e sua história”, na TV Alterosa.

Jarbas Garnier deixa uma mensagem para quem quer empreender no Brasil: “você precisa se identificar profissionalmente e acreditar em você mesmo” e complementa: “o negócio é não desistir porque os sonhos não envelhecem”. #ficaadicadoJarbasGarnier #ossonhosnãoenvelhecem

Jarbas Garnier iniciou sua trajetória de vida cortando cabelo na zona rural de Guaraciaba, interior de Minas Gerais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por