O jornalista empreendedor

28/04/2017 às 15:47.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:19

Johann Goethe, cientista e escritor alemão, é o autor da seguinte frase: “Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma, todo o universo conspira a seu favor”. E este pensamento ilustra a ideia do jornalista Juliano Azevedo, que depois de publicar mais de 200 crônicas relacionadas ao cotidiano em seu blog resolveu selecionar 80 textos e produzir dois livros de uma só vez: Uniformes e Pé de Abacate.


Juliano Cardoso de Azevedo nasceu em Bom Despacho, município mineiro localizado na região do Alto São Francisco. É formado em Jornalismo pela Newton Paiva e Mestre em Estudos Culturais Contemporâneos pela FUMEC. Atualmente, é chefe de redação na TV Alterosa e professor de Redação Publicitária e Linguagens Digitais na Faculdade INAP.

Juliano Azevedo é um amante das “escritas”. Sempre gostou de escrever crônicas, mas queria compartilhar seus pensamentos com as pessoas e com a sociedade. Desta forma, em 2010, lançou um blog onde publicava artigos opinativos e crônicas relacionadas a assuntos cotidianos. O blog foi criado de forma despretensiosa e sem compromisso, mas alcançava uma média de 200 visualizações por texto.

Com isso, Juliano foi ficando ainda mais estimulado a escrever. Numa conversa pessoal com o jornalista e folclorista Carlos Felipe, Juliano foi despertado a escrever mais sobre a sua terra natal. Desta forma, voltou as suas origens e intensificou a produção de textos sobre a história da cidade, sobre os personagens típicos e curiosidades. Nesta época, Juliano recebeu um convite para escrever semanalmente no jornal Fique Sabendo.

Em 2015, Juliano Azevedo despertou seu espírito empreendedor quando percebeu que já havia publicado mais de 200 crônicas no seu blog e no jornal Fique Sabendo. Foi aí que surgiu a ideia de colecionar os textos para produzir o seu livro. Durante três semanas, Juliano esparramou os 200 textos impressos no chão na sua casa e começou a classificar em temas comuns para organizar o material. Desse total foram selecionadas 80 crônicas para serem inseridas em dois livros.

O livro Uniformes possui 144 páginas, divididas em oito capítulos com cinco crônicas. O título foi inspirado na música de mesmo nome do Kid Abelha, banda predileta do autor. Nesta obra, os temas escolhidos foram mineiridade, família, exoterismo, romantismo, pensamentos, literatura, política e comportamento.

“Empreendedorismo é você ter ousadia, atitude, fazer diferente e acreditar nos sonhos”

 O livro Pé de Abacate tem 136 páginas, com cinco capítulos e oito textos em cada. O nome foi uma homenagem aos avós maternos que tinham uma casa com um pé de abacate no quintal. Neste livro, o cenário é a cidade de Bom Despacho.

Os livros foram produzidos de forma independente com colaboração dos ex-alunos da Faculdade INAP, que atuaram na criação do projeto gráfico e no desenvolvimento das ilustrações. A divulgação e a venda são realizadas diretamente pelo próprio autor através do site www.blogdojuliano.com.br e das redes sociais: Facebook e Instagram [@julianoazevedo], pelo preço individual de R$ 35,00 (+ frete).

Juliano Azevedo deixa uma mensagem para quem deseja empreender no Brasil: “empreendedorismo é você ter ousadia, atitude, fazer diferente e acreditar nos seus sonhos” e complementa: “todo mundo pode ser empreendedor”. #ficaadicadoJulianoAzevedo #Uniformes #PédeAbacate

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por