O músico empreendedor

06/02/2017 às 15:50.
Atualizado em 15/11/2021 às 22:43

O poeta escocês Thomas Atkinson é o autor da seguinte frase: “Não é um notável talento o que se exige para assegurar o êxito em qualquer empreendimento, mas sim um firme propósito”.

E essas palavras sempre estiveram presentes na trajetória de vida do músico Patrick Duprat, que aprendeu a tocar violão ainda quando era criança na garagem da sua casa e hoje, passadas duas décadas, fez da música o seu propósito de vida, a sua profissão.

Patrick Duprat é natural de Juiz de Fora/MG, mas se considera ourobranquense de alma e coração por viver na cidade desde depois de nascido. Aos 10 anos de idade começou a fazer aula de violão com professor particular, no fundo da garagem da sua residência. Aos 14, foi estudar na Escola de Música Aquarela, onde aprimorou as técnicas básicas do instrumento.

Aos 18 anos de idade, Patrick foi aprovado no Vestibular da UFOP para o curso de Ciências Biológicas, e com isso foi morar em Ouro Preto. O universitário executou seus primeiros acordes na cozinha da República Tôa Tôa, onde ganhou vários fãs e incentivadores. Para dar um upgrade no agito e incrementar a performance, Patrick Duprat arriscou incorporar o canto em suas apresentações e foi um sucesso. Em pouco tempo, Patrick já estava tocando nas festas de outras várias repúblicas e nos bares da cidade.

O músico iniciou a carreira tocando o estilo pop-rock, tocando Beatles, Nirvana, Capital Inicial, Raimundos, Jota Quest, Cidade Negra, Lulu Santos, entre outros. Na segunda fase, partiu para a pegada da MPB, interpretando Chico Buarque, Djavan, Alceu Valença, Zé Ramalho, Marisa Monte e Tim Maia. Na terceira fase, a atual, o estilo escolhido foi o samba de raiz, com destaque para as canções de Noel Rosa, Paulinho da Viola, João Nogueira, Nelson Cavaquinho, Cartola e Nelson Sargento. 

Após se formar em Ouro Preto, Patrick Duprat voltou a morar em Ouro Branco e ingressou no Grupo Nó na Madeira, se consolidando no estilo samba de raiz. Com isso, a carreira solo também foi se intensificando e atualmente o músico toca em bares, festivais, eventos corporativos e aniversários no eixo Ouro Branco, Lavras Novas, Itatiaia e Conselheiro Lafaiete.

Patrick Duprat tem um elevado destaque na sociedade por ser o presidente da SAMSA – Sociedade Artístico-Musical Santo Antônio, que é a banda da cidade, e por ter criado uma releitura da parte melódica do Hino do município de Ouro Branco. Com isso, o artista tem recebido vários convites para participar de eventos municipais oficiais e solenidades festivas.

O músico tem como projeto de médio prazo gravar um CD com músicas autorais e melhorar a rede de transmissão ao vivo dos shows pelas redes sociais. Aliás, a divulgação do seu trabalho é realizada exclusivamente pelo Facebook e Instagram @patrickduprat.

Patrick Duprat deixa uma mensagem para quem deseja empreender no Brasil: “Você tem que amar o que você faz” e complementa: “Não tem mistério: é pegar e fazer! #ficaadicadoPatrickDuprat

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por