O plano de voo do sonhador

24/03/2017 às 18:25.
Atualizado em 15/11/2021 às 13:52

Renato Manfredini Júnior, conhecido popularmente como Renato Russo, é o autor dos seguintes versos: “Não deixe que lhe digam que não vale a pena acreditar no sonho que se tem // ou que os seus planos nunca vão dar certo // ou que você nunca vai ser alguém”. Esta passagem da música “Mais uma vez” ilustra a trajetória de vida do empreendedor Márcio Motta que depois de abrir o seu primeiro negócio e tomar um “cano” voltou para o mercado formal e, quatro anos depois, persistiu no seu plano de voo e conseguiu implementar a Monetizze, uma startup de referência no Brasil.

Márcio Motta iniciou sua vida profissional atuando como auxiliar de serviços gerais num restaurante, depois conseguiu vaga de pesquisador de preços em supermercados, em seguida tornou-se técnico de manutenção de computadores até ocupar o posto de programador de sistemas da Via Net. Começou a fazer o curso superior de Sistema de Informação, mas só estudou até o quarto período.

Em 2006, Márcio resolveu ir em busca do seu sonho e montou a sua própria empresa de softwares com a esposa Fernanda Campos Motta. No final de 2008 vendeu a empresa e tomou um “cano” de meio milhão de reais nesta transação. Mediante esta situação, precisou retornar ao mercado de trabalho e foi convidado a ocupar o cargo de Coordenador de TI da Via Net, liderando uma equipe de 35 colaboradores.

Em 2013, conheceu o mercado de afiliados e produtos digitais através do amigo Rafael Rez, especialista em marketing de conteúdo. Rez o incentivou a criar uma plataforma de vendas online, haja visto que naquela época existia somente uma empresa que prestava este tipo de serviço no Brasil.

Márcio Motta formatou a ideia do negócio e foi adiante, mas faltava somente um detalhe: o dinheiro. Durante dois anos, Márcio dividiu seu tempo no emprego formal, com a família e com o novo projeto, dormindo apenas quatro horas por noite. Ainda na época do desenvolvimento, os amigos Roberto e Juliano aportaram um valor na empresa. Algum tempo depois, eles saíram do projeto e Márcio Motta precisou adquirir a parte dos sócios para não deixar o seu sonho morrer e, com isso, endividou-se novamente. Mas este fato não atrapalhou os planos de voo, alterou somente a rota.

Em 2015, Neilson de Paula, proprietário da Via Net, e ainda patrão de Márcio, acreditou no sonho empreendedor do seu funcionário e apostou no negócio, tornando-se sócio do projeto. Em abril de 2016, Márcio Motta se desligou da Via Net para se dedicar exclusivamente a Monetizze, que é uma super plataforma de intermediação de negócios online.

Com o comandante Márcio Motta pilotando os planos de voo e tendo como copiloto a esposa Fernanda Motta, a Monetizze alcançou resultados surpreendentes: são mais de 500.000 usuários cadastrados na plataforma e aproximadamente 6.000 produtos/serviços à venda, números que colocaram a Monetizze como sendo a startup de maior crescimento no Brasil, de acordo com a Collision Conf, 2016.

Márcio Motta deixa uma mensagem para quem deseja decolar com os seus sonhos: “O negócio não é “se”, mas “quando”. Vai dar certo!” e complementa: “é preciso acreditar, ter atitude e voar sem limites”. #ficaadicadoMárcioMotta #Monetizze #VoaMonetizze

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por