Tem empreendedor brasileiro no Grand Bazaar de Istambul

22/06/2018 às 16:27.
Atualizado em 10/11/2021 às 00:55

Woody Allen, nome artístico de Allan Stewart Königsberg, nasceu em Nova York e se tornou um premiado cineasta, roteirista, ator, músico e escritor, sendo o autor da seguinte frase: “80% do que leva as pessoas ao sucesso é se mostrar para o mundo”. E este pensamento tem relação direta com a trajetória do comerciante brasileiro Toni Arslan, que se mudou ainda quando criança para Istambul e hoje possui negócios na Turquia e nos Estados Unidos.

Toni Arslan nasceu em São Paulo (SP) e aos seis anos de idade se mudou com a família para Istambul. Filho de joalheiro e comerciante de joias, estudou a vida inteira no Colégio São José, uma escola implementada por franceses de doutrina jesuíta. 

Aos 18 anos, através de um convênio internacional assinado pela escola, foi estudar na Suíça e quando regressou à Turquia começou a trabalhar numa joalheria, seguindo a profissão do pai e o famoso ditado popular “filho de peixe, peixinho é”. E Toni se apaixonou pela profissão, tanto que nunca trabalhou com outra coisa na vida.

Em 1.980, abriu, em sociedade com um primo, uma loja no Grand Bazaar em Istambul. Em 1.983, os sócios abriram um ateliê para fabricar joias para exportar para os Estados Unidos e, em seguida, inauguraram lojas em New York e São Paulo, mas fecharam as lojas do Brasil no ano de 1.984, devido aos assaltos sofridos nos estabelecimentos. Atualmente, além dos EUA, exportam mercadorias para Hong Kong e Dubai.

O Grand Bazaar, também conhecido como Bazar Coberto ou Mercado Coberto, é provavelmente o maior e um dos mais antigos mercados cobertos do mundo, situado no bairro histórico Eminönü, distrito de Faith, na cidade de Istambul. 
Construído em 1.453 por Mehmet II, possui mais de 4.500 lojas espalhadas por aproximadamente 60 corredores e ruas, contando com 22 entradas e saídas para diversos bairros e regiões da quinta maior cidade do mundo. No Grand Bazaar se encontram joalherias, especiarias, objetos de decoração, lustres, tapeçaria, tecidos, perfumes, chás, souvenirs e antiguidades.

A Joalheria Aslan Kuyumculuk está localizada no portão de entrada 1, número 34. O estabelecimento comercializa anéis, colares, brincos, pulseiras e braceletes feitos em ouro 22, 18 e 14 quilates; pedras preciosas e pedras semi-preciosas. O preço das peças é calculado “na hora” de acordo com a cotação do ouro na bolsa americana, acrescido do valor da mão de obra. O público consumidor da loja é composto principalmente por americanos, russos, brasileiros, colombianos, uruguaios e mexicanos. As peças variam de 30 a 80.000 dólares e a “pechincha” de preço é uma prática comum no comércio desde a época da antiga Constantinopla.

Toni Arslan, o comerciante brasileiro no Grand Bazaar de Istambul, poderá ser acessado nas redes sociais através do Instagram[@TONIARSLAN]. 


O brasileiro-turco fala seis idiomas: português, inglês, espanhol, francês, alemão e árabe, e deixa uma mensagem para os brasileiros “venha visitar o Grand Bazaar e ter uma experiência única”.#ToniArslan #AslanJoalheria #Turquia #Istambul

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por