A rua, às vezes, é um lugar mais tranquilo

26/06/2017 às 20:27.
Atualizado em 15/11/2021 às 09:16

Somente agora a Prefeitura de Belo Horizonte começa a ter um retrato da sua população de rua, situação que deveria ser monitorada constantemente. Os números que trazemos nesta edição surpreendem muita gente que pensava  conhecer o assunto. 

O principal item que chama a atenção nessa pesquisa é a escolaridade das pessoas nessa situação. O preconceito nosso de cada dia nos faz olhar para essas pessoas como ignorantes ou despreparadas, ou ainda como indivíduos sem capacidade para exercer uma mínima função. Mas apenas 5% desse grupo, segundo o levantamento, é analfabeto. A esmagadora maioria esteve em um banco de escola em algum momento da vida e, por algum motivo, não permaneceu lá ou não exerce a função pela qual se preparou. 

Isso diz muito. As pessoas em situação de rua são capazes de compreender o lugar onde vivem e seus desafios. Alguma coisa as levou para essa circunstância, e para a esmagadora maioria não foi a falta de conhecimento e de leitura. 
Como uma das referências ouvidas pela reportagem, o estudo mostrou que fatores psicológicos e de estrutura familiar são fatores mais ligados à escolha da rua como lar por parte desses cidadãos. Vivemos em uma sociedade extremamente excludente, sim, porém as próprias pessoas podem se excluir do convívio familiar ao ver, na rua, um lugar mais tranquilo ou onde se sentem mais à vontade. É outro padrão de vida que a maioria de nós não entende. 

Por isso, toda a abordagem precisa levar em conta essas situações. Dar comida, abrigo e roupas alivia as primeiras necessidades, mas o mais importante é tentar entender a realidade que levou cada um para esse caminho e tentar resolver a situação. 

Hoje, infelizmente, Belo Horizonte não possui capacidade para ter essa abordagem. Na verdade, nenhuma cidade brasileira tem. Seriam necessários mais locais para essas pessoas passarem a noite e, principalmente, a contratação de mais profissionais para o atendimento.  Só vamos barrar o aumento da população de rua quando tivermos uma rede adequada de abordagem a essas pessoas, onde essas pessoas possam ser ajudadas a encontrar um caminho para a própria vida. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por