Câmara precisa discutir ‘projetos gerais’

31/01/2017 às 20:40.
Atualizado em 15/11/2021 às 22:38

Recomeçam hoje, de forma efetiva, as atividades de apreciação de projetos na Câmara Municipal de Belo Horizonte. Lembramos que mais de 50% dos parlamentares são estreantes e apenas 18 conseguiram se reeleger. Cabe aos novos representantes da população transferir o recado de renovação dado nas urnas pelos belo-horizontinos para o trabalho do dia a dia e propor melhorias para a cidade. 

A legislatura passada acabou em meio ao afastamento do então presidente Wellington Magalhães por suspeita de fraudes em contratos de publicidade da Casa. O político está afastado desde então, mas foi escalado para a principal comissão da Câmara, a de Constituição e Justiça, por onde passam todas as propostas do Executivo e dos colegas dele. Isso mostra como o vereador ainda possui influência sobre os pares, mesmo sendo alvo de operação comandada pelo Ministério Público. 

Mas os parlamentares precisam pensar para a frente, no futuro da cidade. E isso não significa apenas aprovar o que é proposto pelo prefeito. Claro que o Executivo comanda os maiores investimentos, mas são os vereadores que avaliam se esse é mesmo o caminho que a cidade quer percorrer pelos próximos quatro anos. 
Além disso, é preciso que os vereadores proponham mais assuntos próprios, visitem mais toda a cidade, e não só os seus redutos eleitorais, ouçam mais a população nas ruas e coloquem em debate importantes assuntos de repercussão geral. 

A grande renovação nas ruas talvez tenha sido um recado de que a população quer mais projetos para a cidade do que o Legislativo perca tempo discutindo textos que dizem respeito a pequenos grupos, que formam a base eleitoral daquele ou deste vereador. Pouco se vê do trabalho da Câmara nas ruas.

O Plano Diretor será uma boa amostra daquilo que essa “nova” Câmara pode fazer em termos de propostas para toda a cidade. Uma rediscussão do sistema de transporte público, tão prometida pelo prefeito eleito durante a campanha, também poderia partir dos vereadores, afinal a fiscalização dos serviços é uma das funções de quem ocupa essas cadeiras. 

Desejamos sorte e muita sabedoria para os nossos representantes na Câmara de BH. Que os novos vereadores consigam manter a cidade no caminho do crescimento. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por