Faltam preparo e orientação

10/02/2017 às 19:44.
Atualizado em 15/11/2021 às 22:51

Já falamos aqui que a crise atingiu em cheio Minas Gerais, mais do que a média do país. As atividades que impulsionam a economia do Estado, principalmente os setores de comércio e serviços, sentiram bastante a redução drástica do brasileiro nos últimos meses. Mineração e agronegócio sentiram menos, pois ainda podem recorrer ao mercado internacional. 

A queda no poder de compra da população atingiu em cheio principalmente as pequenas e micro empresas. Os números que trazemos nesta edição comprovam essa situação. São mais de 36 mil empresas fechadas em 2016, um aumento de 35% em relação a 2015, quando a crise começou. Na capital, a média é de 20 empresas por dia. 

Mas a somente a crise não pode ser a única responsável pelo encerramento de tantos sonhos de maneira precoce. Acontece que o brasileiro tem uma veia empreendedora muito grande mão vários fatores fazem com que essa “aventura” seja mal sucedida, ou pelo menos passe por problemas que não são comuns em outros países. 

Primeiro, o brasileiro sempre investe pensando no presente, e não no futuro. Ou seja, sempre pensa naquele ramo que está “bombando” hoje, sem às vezes fazer uma pesquisa de mercado que identifica se essa atividade vai continuar em alta ou tende a se estabilizar ou até reduzir. 

Segundo é o despreparo para gerir um negócio. Apesar de entidades como Sebrae e CDL oferecerem cursos e consultorias, muita gente acha que já sabe o suficiente sobre a atividade em que vai empreender. Pode até saber do produto, mas a gestão de uma empresa é bem mais do que apenas a fabricação. Ainda mais na nossa política tributária cheia de armadilhas e brechas. 

Sem perspectivas e com uma gestão falha, não há como manter um negócio em um ambiente de instabilidade da economia, como ocorre atualmente. 
Se crise é oportunidade, esse pode ser o momento de empreender sim, mas com responsabilidade. Estude a área em que você pretende atuar, observe como estão os seus concorrentes, procure orientação, capacite-se e crie um diferencial para se destacar. Procure reduzir os riscos para evitar que o seu sonho engorde essa lamentável estatística. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por