Idosos precisam de maior amparo social

21/12/2016 às 20:46.
Atualizado em 15/11/2021 às 22:10

A população idosa é uma das que mais sofre atos de violência no país e os últimos números da Polícia Civil de Minas Gerais provam que a situação é pra lá de preocupante. São pessoas que trabalharam a vida inteira e que, no momento do descanso, já sem a vitalidade de antes, viram alvo fácil para aproveitadores e criminosos. 

O índice apresentados nessa edição de um registro de violência a cada hora nas unidades da Polícia Civil é, naturalmente, sub-notificado, já que grande parte das agressões não chegam ao conhecimento das autoridades. Primeiro, pelo fato de muitas das vítimas não terem condições de mobilidade ou mesmo psicológicas para o registro da ocorrência. 

Segundo, porque muitos desses atos criminosos são cometidos quando o idoso está sozinho. Somente um flagrante de agressão, como o vídeo gravado e publicado na internet nesta semana, no Rio de Janeiro, pode levar luz a casos específicos, mas não resolvem a questão da violência. 

A delegada de Defesa do Idoso de Belo Horizonte ouvida pela reportagem defende um aumento das penas para crimes cometidos contra os que possuem mais de 60 anos de idade. Em termos de vulnerabilidade, muitas dessas vítimas são semelhantes a crianças e adolescentes e deveriam ser tratados como a mesma relevância. Mas o aumento da pena seria uma medida mais voltada para a intimidação de ação contra os criminosos. 

Apenas uma política pública social ampla e bem construída pode investir mais na prevenção aos crimes e dar a tranquilidade a quem se vê indefeso após ter passado por tantos desafios em uma longa vida. 

Já temos nos postos de saúde, por causa do Sistema Único de Saúde, um mapeamento significativo dos idosos que moram em cada área atendida por essas unidades. Usar esses dados para que equipes especializadas façam as abordagens e verifiquem como estão passando os idosos não parece muito difícil. As visitas poderiam ser mais frequentes e não só voltadas para a saúde, mas também para o convívio familiar e social daquele idoso, podendo-se identificar abusos. 
Só assim poderemos dar aos nossos idosos a tranquilidade necessária para um descanso digno de uma vida inteira de sacrifícios. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por