Novas oportunidades no mercado de trabalho

07/12/2017 às 20:37.
Atualizado em 03/11/2021 às 00:07

Os dois anos de recessão definitivamente não foram fáceis para o trabalhador brasileiro. Cansamos de ver profissionais qualificados demitidos que, sem escolha e oportunidades no mercado de trabalho, acabaram aceitando colocações menos honrosas, com salários mais baixos ou até se viram obrigados a mudar de ramo. Gente de diploma na mão e muita experiência na bagagem mas que não encontrava seu lugar ao sol. 

Passado o pior da crise financeira e dos índices de desemprego, o mercado volta a sorrir para algumas profissões. Com a retomada da economia, ainda que a passos lentos, algumas áreas voltam a ser demandadas e outras surgem como novidade num ambiente de concorrência crescente. 

Especialistas em Recursos Humanos apontam as áreas de logística, tecnologia, além de vendas e marketing como as profissões que devem despontar nas contratações no ano que vem. Uma das esperanças, talvez a maior de todas, está na retomada de projetos até então paralisados no país. Injeção de ânimo para engenheiros, profissionais de finanças, como gerentes de avaliação de mercado e de planejamento estratégico e graduados em administração e economia que sejam capazes, também, de analisar o mercado e tornar os produtos ou serviços mais competitivos, por meio de planejamentos, metas e análise dos feedbacks dados pelos clientes.

Com o mundo cada vez mais globalizado e conectado à internet, atividades ligadas aos cursos de exatas, principalmente estatísticos, matemáticos e engenheiros de tecnologia, ganham força. 

De carona na volta do crescimento econômico, carreiras voltadas para segurança de informação e desenvolvedores de sistemas, tanto para a indústria quanto para sites de venda e relacionamento, voltam à berlinda. 

Ainda no ano novo, áreas de mineração e a indústria automotiva também devem abrir novas oportunidades no mercado de trabalho. Engenheiros de produção, especialmente os da área de logística e na cadeia de suprimentos (supply chain), são apontados pelos especialistas como as ‘tendências’ para o ano que vem. Portanto, é hora de colocar o currículo em dia, atualizar a rede de relacionamentos e ir atrás da nova e esperada chance. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por