Um eleitor mais exigente

26/08/2016 às 21:55.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:34

Os candidatos a prefeito dos mais de 5 mil municípios brasileiros vão ter que mudar as campanhas não somente pelas novas e rígidas regras impostas pela Justiça Eleitoral. Desde a última eleição municipal, muita coisa mudou na política e na sociedade brasileira. As manifestações de 2013, os gastos exorbitantes nas obras da Copa do Mundo, uma eleição duríssima para presidente, crise econômica sem precedentes e escândalos de corrupção na maior empresa do país... Tudo isso parece ter servido para que o eleitor ficasse um pouco mais atento ao que se promete em propagandas eleitorais. 

Falando especificamente de Belo Horizonte, a falta de propostas foi o ponto mais enfatizado por adultos e jovens entrevistados pelo Hoje em Dia. Também se explica. Grande parte dos candidatos não é conhecida pelo público em geral e teve que se apresentar ao eleitor. 

Um grupo considerável de concorrentes é formado por pessoas que estiveram, nos últimos anos, fora da linha de frente de discussão de problemas da cidade com a população e governos Estadual e Federal. Preferiram concentrar esforços nos interesses de grupos mais restritos de moradores, que, naturalmente, formam o seu respectivo eleitorado. Em uma cidade tão importante para o país como BH é, não deveria ser assim, conforme ressaltou muito bem uma das pessoas entrevistadas na reportagem. 

A história de um candidato de uma cidade de 2,5 milhões de habitantes precisa ser extensa e marcada por envolvimento nos principais desafios que a cidade enfrentou e ainda não conseguiu solucionar. Como outro cidadão falou, com propriedade, “os problemas da cidade a gente já sabe quais são”. 

Com os concorrentes ainda se apresentando a menos de dois meses da eleição, fica difícil o morador da capital não dissociar a figura de alguns candidatos atuais com a daqueles políticos que só aparecem de dois em dois anos para pedir voto. 

Se os candidatos apostavam na propaganda eleitoral na TV para se tornar conhecidos, os primeiros programas mostraram que eles terão que ralar bem mais para conquistar o voto dos cidadãos. Os marqueteiros, contratados muitas vezes a peso de ouro, terão que mudar também a maneira com que tradicionalmente encaravam o eleitor. A população mostra que não vai aceitar qualquer coisa. 
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por