Um milhão de mineiros contando com a sorte

Editorial / 03/05/2018 - 06h00




A única forma de evitar a febre amarela é se vacinar. Embora o Brasil tenha registrado vários surtos da doença desde o século passado e viva agora o recorde de mortos em função da enfermidade, parte expressiva da população ainda ignora a importância da imunização. O fato de um milhão de mineiros não terem ainda se vacinado, segundo dados da Secretaria de Saúde (SES-MG), revela uma resistência à prevenção que pode parecer pequena em termos percentuais – 5% dos moradores do Estado –, mas que em números absolutos é de chocar.

Entra ano, sai ano, as vítimas da doença viral transmitida pela picada de um mosquito aumentam, como mostram as estatísticas. Foram 166 mortes de julho de 2017 a junho deste ano.

Os motivos que levam as pessoas a não se vacinarem vão desde a falta de informação, sobretudo nas regiões rurais, onde há maior registro de casos e as pessoas teriam menos acesso a avisos sobre prevenção, até a notícias falsas em circulação nas redes sociais que falam sobre efeitos nocivos ou falta de eficácia da vacina. Fato lamentável, uma vez que a tecnologia, em vez de servir para trazer conhecimento e informações que possam melhorar a vida da população, passa a fazer um desserviço.

Daí a importância de se buscar sempre informações corretas sobre a vacina junto aos profissionais de saúde e aos órgãos oficiais para não ser enganado por notícias inverídicas. 

Vacinar-se contra a febre amarela, além de evitar que milhões de pessoas sofram com sintomas de uma doença que pode levar à morte, colabora para que este mal seja erradicado. É preciso dar um basta nesta situação alarmante que se instalou com a doença. A vacina é gratuita e está disponível nos postos de saúde. Quem ainda não se imunizou deve ir até a unidade de saúde pública mais próxima. Assim, estará não só se protegendo, mas evitando, inclusive, que dissemine a doença caso seja infectado e viaje para outras regiões do Estado ou do país. 

 

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Comentários