Descomplicando o prazer!

04/09/2016 às 06:00.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:40

Olá amigo da cozinha, 

Hoje trago aqui um tema no qual nunca me aprofundei muito, apesar de ter participado de muitos cursos e de outras tantas degustações e harmonizações.

Os vinhos cujas origens, uvas, cortes, aromas, cores, idade e demais segredos ou explicações técnicas se tornam menos importantes para mim do que a prazerosa e difícil relação com eles nas taças e na boca. Por pura diversão ou harmonizando com um prato bem feito, um bom queijo ou coisinhas parecidas.

Esta semana, mais uma vez, tive o privilégio de participar de uma dessas degustações apresentadas por produtores ou representantes de vinícolas pelo mundo, a convite do sommelier e amigo Carvalho da Importadora Mistral.

Como sempre, minha participação se restringiu aos meus pequenos conhecimentos no assunto e à minha enorme alegria em degustar, deixando para os profissionais, críticos e revendedores dos diversos restaurantes, veículos e lojas as questões técnicas de cada uma das garrafas e safras. 

Mas, o detalhe que me chamou a atenção foi a performance do enólogo Vicenzo Protti, um dottore italiano falando sobre história e sobre produtos de origem francesa, da vinícola Georges Vigouroux, na região de Cahors.

Com uma didática perfeita, o embaixador da vinícola, como se autointitula, Vicenzo descreveu para o grande público presente no restaurante Fogo de Chão toda a história da uva malbec, desde sua origem na França, sua vinda para a Argentina, e vários fatos interessantes da história dos vinhos até a produção nos dias atuais.

Até aí nada de novo, amigo, destacando-se apenas sua facilidade de comunicação e de entreter os participantes com intervenções divertidas entre um assunto técnico e outro.

A degustação que se seguiu reforçou a impressão inicial pela maneira prática que fez a todos compreenderem cada vinho que era apresentado, suas informações mais importantes.

Porém, acima de tudo, impressionou a maneira com que ele reforçava alguns detalhes referentes a cada produto, facilitando a assimilação pelos profissionais presentes, para que cada um pudesse repassar com simplicidade e objetividade a seus clientes.

A melhor degustação a despeito da qualidade dos vinhos apresentados, em especial um Chateau Haute-Serre Malbec 2009, realmente ficou com a aula de atendimento e valorização de um produto pelo excelente profissional Viccenzo Protti.

Como seria bom, se por aqui em BH, essa prática de descomplicar e ser mais objetivo nas explicações de um simples vinho ou mesmo de um determinado prato se tornassem hábitos correntes em nossos restaurantes.

O que mais presenciamos são complicadas interpretações e explicações pouco convincentes a que somos submetidos no dia a dia, seja no comércio ou nas mesas de bares e restaurantes.

Pode parecer simples, amigo da cozinha, mas fazia tempo que não tinha tanto interesse pelo tema, e foi justamente a simplicidade que me impressionou tanto. Parabéns à Mistral e ao amigo Carvalho pela ótima tarde de aprendizado com o grande profissional italiano Vicenzo Protti. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por