O uso da tecnologia na transformação da política

01/12/2017 às 18:22.
Atualizado em 03/11/2021 às 00:00

Compromisso-síntese de minha campanha à Câmara Municipal, o aplicativo Meu Vereador mostrou-se um instrumento de extrema eficácia para o exercício de meu mandato parlamentar. Por meio da ferramenta tecnológica, que pode ser instalada nos smartphones, os eleitores que votaram em mim e também os que não votaram se cadastram e podem definir meus votos em iniciativas do Executivo e do Legislativo que tramitam na Câmara de BH. É tudo muito simples. Todos os dias em que há sessão na Câmara, no começo da manhã o aplicativo informa que projetos estão na pauta do dia, se sou favorável ou não a cada uma das propostas e com a justificativa da minha posição para cada projeto.

O eleitor vota sim ou não em cada projeto, seu voto é computado e, às 14h30, faltando meia hora para o início da reunião em plenário, a votação pelo aplicativo é encerrada. Na hora de me pronunciar a respeito de cada projeto, sigo a votação dos eleitores que expressaram sua opinião no aplicativo. Se eles são contrários a um determinado projeto, meu voto será de acordo com a posição da maioria. Se a maioria for favorável, meu voto em plenário seguirá o desejo de quem usou o Meu Vereador para expressar sua opinião. O resultado do uso do aplicativo é que exerço meu mandato de forma direta e transparente. Voto de acordo com o desejo das pessoas que me elegeram, apenas preocupado com o interesse de quem represento no Legislativo de BH.

Esta é uma das infinitas possibilidades que a utilização da tecnologia traz para a modernização do exercício da política. Legislo em sintonia com o desejo do eleitorado e, mais importante, quem me elegeu sabe exatamente como me posiciono em cada projeto e, sempre que desejar, poderá conferir em detalhes como tem sido minha atuação no plenário da Câmara. O aplicativo é instrumento de controle social da política, assegurando que o eleitor saiba como estou votando e, além disso, possa se manifestar e intervir no processo de criação de leis no âmbito do município.

Mas esta é apenas uma das facetas do processo de amplificação da representação política que implementei no mandato com o uso do aplicativo. A ferramenta também é fundamental para que eu possa exercer o papel de fiscal da atuação do Executivo. Os cidadãos de BH que baixaram o aplicativo podem encaminhar, por meio do Meu Vereador, notificações de problemas que encontram na cidade. 

A equipe do meu gabinete entra em contato com estes eleitores, se informa sobre detalhes do problema e auxilia os cidadãos na solução da dificuldades que eles enfrentam.

O alcance do trabalho é muito expressivo e mostra que o aplicativo funciona totalmente. Este ano, já recebemos 1.526 notificações de problemas. Dessas, 1.125 foram resolvidas, o equivalente a 73,72% do total. Isso, nas nove regionais da capital. Com o uso de recursos tecnológicos, fiz diferente neste primeiro ano de mandato e assim continuarei a agir.

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por