Projetos e atuação em favor da sustentabilidade

07/12/2017 às 18:57.
Atualizado em 03/11/2021 às 00:07

Sustentabilidade, cidadania e criatividade: são estes os três eixos que pautam minha atuação como vereador e sintetizam os 31 compromissos que assumi na campanha de 2016. O cumprimento das metas que integram o portfolio do meu trabalho legislativo é acompanhado regularmente por mais de 170 conselheiros de mandato, que contribuem para que os projetos e ações propostas por mim estejam em consonância com os anseios e demandas da população da capital.

Meu primeiro projeto apresentado na Câmara Municipal, que cria o IPTU Verde e oferece descontos no pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano, é a principal proposta do eixo sustentabilidade. A iniciativa foi aprovada por unanimidade em primeiro turno, aprimorado e ampliado com as emendas apresentadas pelos vereadores nas comissões temáticas e aguarda para ir a plenário em segundo turno.

O projeto me permitiu dar início à implementação de mais dois itens de minha plataforma de trabalho: o uso e a microgeração de energia fotovoltaica e o incentivo à implantação de tetos verdes em BH. O uso e a migrogeração de energia fotovoltaica estão contemplados na proposta de IPTU Verde, e darão descontos a quem implantar o sistema em seus imóveis.

Quanto ao incentivo ao Teto Verde, apresentei emenda ao Plano Plurianual de Ação Governamental, destinando recursos para a implantação do sistema no Centro de Referência da Juventude. Será o primeiro equipamento público da capital a contar com esse instrumento de sustentabilidade. Também foram destinados recursos para reforçar as ações de fiscalização das atividades e comércio irregular, como a atuação de camelôs no Hipercentro e nas demais regiões da capital.

Contribuindo para a viabilização do PlanBici, projeto de entidades da sociedade civil que propõe o incentivo ao uso de bicicletas na capital, apresentei emenda para a implantação de ciclovias em diversas regiões da cidade. É fundamental para a construção de uma metrópole sustentável que os gestores públicos apoiem iniciativas capazes de reduzir o índice de poluição causada por veículos automotivos.

Da mesma forma, é necessário cuidar da segurança e do bem-estar do pedestre. Neste sentido, apresentei emenda, aprovada em plenário, destinando especificamente verbas para a melhoria das condições das calçadas e da sinalização nos cruzamentos de BH, especialmente os que registram maior índice de acidentes. Preservar a integridade física das pessoas também é pensar e atuar em defesa da sustentabilidade.

Quanto ao compromisso de tornar Belo Horizonte uma cidade mais amiga dos bichos, fiz visita técnica à Fundação Zoobotânica, onde constatei a má conservação dos recintos dos elefantes, rinocerontes e hipopótamos. Foi feita a denúncia e convocada uma reunião para discutir o problema. A ação resultou na reforma dos recintos, que já não oferecem mais riscos aos animais.

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por