Ao mestre, nosso respeito

20/10/2017 às 15:49.
Atualizado em 02/11/2021 às 23:19

Em outubro comemoramos o mês do professor. Mais do que parabenizar, precisamos reconhecer o papel fundamental do formador de conhecimento e educador existente em nossa sociedade. 

Sabemos que a cada dia o professor vem sofrendo com péssimas condições de trabalho e falta de valorização. Basta dizer que hoje poucos se interessam em ingressar em cursos de licenciatura para dar aulas. A falta de interesse acontece devido à baixa remuneração, as condições de trabalho nos ambientes escolares, a crescente violência, falta de respeito dentro de sala de aula e a carga excessiva de trabalho.

Precisamos repensar a importância dos mestres em um país que busca sair da crise. Educadores são a base da transformação de realidades a médio e longo prazos. Alguns países do mundo são exemplo, como o Japão, que, depois da Segunda Guerra, se reconstruiu através da educação. Infelizmente, os indicadores no Brasil assustam e pedem atenção de todos nós. Um educador sem condições de trabalho e remuneração dificilmente estará alinhado com as mudanças necessárias nestes novos tempos, por mais que se esforce e se dedique.

Belo Horizonte é exemplo, temos as UMEIS, que são reconhecidas pela população como um modelo de escola para a educação infantil. E nossa luta é para que toda criança tenha sua vaga garantida. Mesmo com uma demanda maior do que a estrutura existente, batalhamos para garantir uma educação infantil de qualidade, pois estas crianças serão os adultos do futuro. 

Uma escola é boa quando existem condições para que os professores estejam em constante formação. Escolas sem professores são apenas espaços físicos, computador sem orientador é como trazer a rua para dentro de casa e colocá-la diante dos olhos de uma criança através de uma tela. Sem a figura do professor, do orientador e mestre, a educação não acontece. 

Em outubro lembramos a importância do professor. Em uma vida estudantil normal, o temos pelo menos durante 20 anos de nossas vidas de forma diária, e depois de forma esporádica em cursos e reciclagens. Precisamos nos unir em prol de uma educação que estrutura e transforma. 

A todos os mestres, OBRIGADO! Vocês têm nossa admiração e respeito. Pois poucos sabem, ou se lembram de sua importância em nossa formação e na formação de nossos filhos e netos. Queremos mais que parabenizar a todos sobre seu trabalho. Queremos agradecer o empenho e dedicação, mesmo nem sempre tendo condições favoráveis ao exercício da profissão. Vocês são lembranças e referências na vida de todos nós.

Ao mestre e educador, nosso carinho e admiração! #AcordaBH

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por