Natal é todo dia

22/12/2017 às 22:15.
Atualizado em 03/11/2021 às 00:25

Como eu gostaria que todos os belo-horizontinos pudessem vivenciar um natal feliz em 2017. Entretanto, vivemos um momento político, social e econômico muito complicado, que se traduz em incertezas mas que não permite que percamos a esperança e desistamos de um futuro melhor. 

No Natal, os cristãos celebram o nascimento de Jesus. Mas não apenas como um personagem histórico que mudou o mundo, nascido na província romana da Judeia, no tempo do imperador César Augusto. Na festa de Natal, recorda-se algo fundamental para a fé cristã: a Encarnação do Verbo divino para a redenção da humanidade. Trata-se de um episódio que o evangelista João resume com as palavras: “O Verbo se fez carne”.

No Evangelho de João, capítulo 8, versículo 12, Jesus disse: Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida. Ou seja, o nascimento de Jesus foi a luz que desceu do céu com propósito de iluminar os homens.

Caminhar na luz significa poder enxergar, ver o que muitas pessoas não conseguem ver. Isso se torna um diferencial competitivo em nossas vidas profissionais, em nossos relacionamentos pessoais, e assim conseguimos melhores resultados em todas as áreas, pois tudo fica mais claro. É possível entender as tribulações e crescer em meio às adversidades, é possível compreender as pessoas que nos maltratam, enfim, ter a luz da vida.

Para sempre termos um natal feliz, independentemente de religião, é preciso resgatar e praticar valores que se perderam ao longo do tempo. O primeiro deles, muito pregado por Jesus, é o amor. É preciso amar a si mesmo, amar o que se faz e amar o próximo. Vivemos em um mundo frio e sombrio onde os relacionamentos estão cada vez mais fragilizados, as pessoas mais egocêntricas, buscando seus próprios interesses e, custe o que custar, fazendo de tudo para alcançar o sucesso. O amor de muitos tem se esfriado.

Mas o que é ter sucesso, o que é ser bem sucedido? Para muitos talvez ainda seja, ter dinheiro, fama e muitos bens. Mas a verdadeira prosperidade não está no material, mas na ausência de necessidades. A verdadeira prosperidade está em fazer o bem e se sentir feliz e agradecido pelo que se tem. Claro que sem se acomodar. Esses são valores que normalmente ficam mais intensos na época do natal. Mas que facilmente são esquecidos a partir do dia 25 de dezembro.

Como servidor público, busco sempre colocar em prática os ensinamentos do mestre pois o amor ao próximo é a expressão máxima do amor à Deus. Que nesse dia de Natal possamos refletir sobre nossas vidas e avaliar se estamos ou não nos aproximando dos ensinamentos do aniversariante do dia: Jesus! Somente esta compreensão, que depende tão somente da graça de Deus, poderá dar sentido às palavras tão rotineiras como: paz, união, amor e prosperidade. E lembre-se: Natal é todo dia! #AcordaBH

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por