De vota à realidade

26/08/2016 às 21:51.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:34

O Brasil cumpriu bem a missão de organizar a maior competição esportiva do planeta. A Olimpíada do Rio de Janeiro se encerrou no último domingo deixando saudades. A Rio 2016 foi um momento de alívio para o país, que está cansado de lidar com tantos problemas. Dentro de dez dias começam os Jogos Paralímpicos, e vamos poder admirar a força e a determinação desses atletas notáveis. No entanto, a dura realidade brasileira já nos chama. É hora de encarar o desequilíbrio da economia e enfrentar a prolongada crise política.

Neste segundo semestre, também precisamos voltar as atenções a outra disputa importante para o país: as eleições municipais. Está em andamento o processo eleitoral para definirmos os personagens que vão administrar os municípios nos próximos quatro anos. E é essencial que a população encare essa tarefa com responsabilidade e comprometimento. Só assim poderemos evitar que se repitam exemplos de políticos tão dissimulados como Eduardo Cunha e de administrações tão desastrosas como a da presidente afastada Dilma Rousseff.

Votar não é um ato simples. Identificar candidatos realmente sérios é uma tarefa que exige esforço e paciência. Nas 853 cidades mineiras, por exemplo, 8.621 postulantes concorrem aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. É um número quase absurdo de opções, que faz das eleições uma jornada penosa e desanimadora para os eleitores. Precisamos ter em mente, contudo, que o resultado traz consequências diretas na vida de todos.

Embora discutam fundamentalmente questões locais, no aspecto político as eleições municipais têm alcance nacional. Elas começam a rascunhar o quadro da disputa pelo poder que tomará o palco em 2018, quando o Brasil volta às urnas para eleger governadores, deputados, senadores e presidente da República. Política é um processo constante, que pune quando nos desligamos dele ou o deixamos fluir à sua própria vontade. Cuidar de seu desenvolvimento é a melhor forma de evitar que ele evolua pautado principalmente por impeachments e cassações.

Júlio Delgado é deputado federal pelo PSB-MG
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por