Aluno: aulista ou estudante?

22/04/2017 às 18:39.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:14

A correria da vida moderna impõe dificuldades para se conciliar o que temos de fazer com o que gostaríamos de fazer. Nesse contexto, estudar, para muitas pessoas desejosas de um futuro melhor, é quase um artigo de luxo. Se este é o seu caso, ou seja, se você vive atarefado, com a sensação de que deveria contar com um dia de 48 horas, priorize os estudos mesmo assim.

Bem, esta sugestão não é novidade alguma. Muitos alunos já ouviram-na e redefiniram suas tarefas para frequentar uma faculdade ou uma escola preparatória para concurso. Vários deles são alunos dedicados e compreendem adequadamente os conteúdos lecionados em sala. O problema é que, ao regressarem para casa, não conseguem se desvincular das preocupações familiares e financeiras. E nem poderia ser de outro modo. Afinal, sempre temos de quem cuidar, sempre há contas a pagar, etc. Chegando ao trabalho, esses dedicados alunos têm tarefas a cumprir. Quando assustam, já é hora de se dirigir à faculdade ou à escola preparatória.

Assim, eles se limitam a assistir às aulas. Chegam até a aprender o que ouvem em sala. Mas não aprimoram os conhecimentos. Na disputa de um concurso, faltam-lhe dados para acertar um número alto de questões. Esses, enfim, são os alunos “aulistas”, ou seja, apenas comparecem assiduamente às aulas.

Sobre esta falta de tempo para revisar as aulas, há entre nós, professores, os que se prestam a sugerir ironicamente: “Estude de meia-noite às 6 da manhã. Afinal, o que você faz nesse período? Deixa esse negócio de dormir pra lá.” Bem, não lhe recomendo privar-se intensamente do sono. Mas, quem sabe, você realmente consiga retardar a ida para cama uns 50 minutos. Se também conseguir levantar outros 50 minutos mais cedo, você terá quase duas horas que podem ser empenhadas nos estudos.

Então, reorganize seu tempo, componha acordos com seus familiares, reveja, se possível, sua jornada de trabalho, priorize, enfim, suas tarefas e desejos. Você vai se surpreender com o tempo que pode ser empenhado nos estudos. Desse modo, você deixará de ser aluno “aulista” e passará ao “status” de aluno estudante.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por