Boa Páscoa, bom concurso

22/04/2017 às 17:58.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:14

Muitos séculos antes de Cristo, os hebreus viviam em cativeiro no Egito. Moisés, criado como se fosse egípcio, não esqueceu sua origem. Exercendo a liderança religiosa, buscou primeiramente o diálogo para libertar seus iguais. Não tendo êxito, vieram os castigos divinos. Mesmo assim, o Faraó persistia na política escravagista.

Então, durante a marcha para a liberdade, o Senhor providenciou a abertura do Mar Vermelho e teve início a busca da Terra Prometida. A esse milagre se dá o nome de Páscoa, que significa “passagem” e, por extensão, “início de uma nova vida”. Mas será que todos os hebreus tiveram uma Boa Páscoa?

O Livro Sagrado nos informa que, privados de água e comida, alguns decidiram voltar para o Egito, com o argumento de que seria melhor ser escravo lá que passar fome e sede no deserto. Quando enfrentaram a primeira privação, desistiram da liberdade.

Assim também ocorre nos estudos e nos concursos. Alguns candidatos, diante da primeira dificuldade, desistem de sonhar. Preferem ser escravos de uma condição existencial infeliz. E pior: diferentemente dos hebreus, cujo risco era a vida, os estudantes que desistem o fazem porque têm medo de fracassar na primeira prova.

Mas qual é o risco de não ser aprovado? Alguém perderá a vida por conta disso? A resposta pode ser sim. Para os que têm medo do fracasso, a reprovação pode representar a morte social ou simbólica. Isso é verdadeiro para os que agem em função das expectativas alheias. É o caso, por exemplo, de quem estuda para impressionar a família ou um vizinho.

Quando definimos nossas metas em função dessas expectativas, a cobrança sobre nós mesmos é muito grande. Isso é apavorante para muitos candidatos. Assim, mesmo que as forças divinas providenciem a abertura do Mar Vermelho, o candidato não terá coragem de atravessá-lo.

A Terra Prometida está muito além da travessia. Mas é preciso fazê-la, ou seja, é preciso enfrentar nossos medos e ansiedades para que tenhamos sucesso. É lá na Terra prometida, e não no Mar Vermelho, que encontraremos nossa Boa Páscoa. Então, concurseiros, Boa Páscoa! Bom concurso!

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por