Bons feriados, bons estudos

22/04/2017 às 19:49.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:14

O carnaval deu início a uma peculiaridade deste ano: muitos feriados prolongados. Daqui a menos de um mês e meio, o dia 1º de abril não será apenas o dia da mentira; também será a “quarta feira santa”, véspera de muitas viagens.

Pode preparar as malas que os feriados não param por aí. Eles serão o que a etimologia sugere: pequenas férias. Tiradentes será comemorado numa terça feira (21 de abril). Não vá trabalhar no dia 1º de maio, que, afinal, é o dia de todos nós, trabalhadores. Sendo possível, emende com o sábado e o domingo (2 e 3 e maio).

As celebrações de “Corpus Christi” pode resultar em reflexões profundas de alguns grupos religiosos. Mas os pacotes turísticos aceitarão democraticamente todas as denominações cristãs, sem discriminar quaisquer outras crenças ou convicções. Apertem o cinto e boa viagem a partir de quinta-feira, 4 de junho.

Vai marcando aí na sua agenda: 15 de agosto, sábado, é feriado em Belo Horizonte. O motivo é a “assunção de Nossa Senhora”. Três semanas depois, numa segunda-feira, a festa é dedicada à Independência. “Nossa Senhora Aparecida”, que se comemora em todo o Brasil no dia 12 de outubro, também será numa segunda-feira.

O dia dos professores (15 de outubro) será quinta-feira. Mas nós, professores, comemoramos nossa data trabalhando. Não temos o mesmo privilégio de santos e heróis, embora haja muitos heróis entre nós. Nossos alunos que o digam.

O dia 28 de outubro é dedicado aos funcionários públicos. A comemoração será dia 30, conforme portaria 15/2015, do Ministério de Planejamento. Advinha qual será o dia da semana? Sexta-feira. E a festa não terminará no domingo, pois, na segunda-feira, 2 de novembro, é dia de finados.

Belo Horizonte volta a se lembrar de “Nossa Senhora”, sob o nome de “Conceição”, no dia 08 de dezembro, uma terça-feira. Muitos “enforcarão” a segunda e iniciarão viagem na sexta-feira da semana anterior. Papai Noel também será generoso, pois o Natal será numa sexta-feira.

Não se assuste, leitor. Não irei sugeri que você renuncie a essas pequenas férias para reforçar os estudos. Meu convite é outro. Como serão muitos os feriados, que tal estabelecer metas para cada um deles? Afinal, quais conteúdos você pretende aprender antes da “semana santa”? O que será estudado até o dia de Tiradentes? E antes do dia do trabalho? La pelo meio do ano, que tal curtir “Corpus Christi” somente depois de concluir seu “corpus liciones”?

Não há necessidade de você renunciar às viagens e aos momentos de lazer. É até recomendável que o estudante faça pausas para espairecer e “recarregar as baterias”. O que não convém é cair na balada, deixando os estudos sempre para depois.

Então, tenha bons feriados; mas tenha bons estudos também.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por