Calma! Controle a ansiedade

28/04/2017 às 16:28.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:19

José Roberto Lima*

Uma amiga de longa data tem me ajudado na divulgação do meu livro sobre técnicas de estudos e memorização. São muitas as palestras, cuja realização eu devo e agradeço a ela.

A cada novo contato, eu faço perguntas do tipo “quando será a palestra” ou “o auditório tem capacidade para quantas pessoas”. E eis a resposta dela nessas ocasiões:
- Calma! Controle a ansiedade! Hoje foi o primeiro contato.

De fato, a cada nova palestra, eu penso no dever cristão de compartilhar o que aprendi em duas décadas de magistério. E fico ansioso como na primeira aula que lecionei.

A ansiedade também costuma ser parceira de quem está na luta dos estudos, especialmente entre os que buscam aprovação num concurso. No meu caso, enfrentei na juventude as opções entre passar ou ser empurrado para o subemprego.
Mas segui sonhando, mesmo convivendo com pessoas que desistiram de sonhar, que me criticavam, e até zombavam por eu não ter desistido dos meus sonhos. E, quanto à ansiedade, aprendi a conviver com ela, controlando-a.

A dica é muito simples: quanto maior a sua necessidade de aprovação, maior deve ser o seu diferencial nos estudos. Mas eu não me refiro a estudar muito, e sim fazê-lo com qualidade. 

E o que é qualidade nos estudos? Para responder a esta pergunta, e só para despertar a ansiedade no leitor, eu cito Bob Dylan, ganhador do prêmio Nobel de literatura: “The answer, my friend, is blowin’ in the Wind” (a resposta, meu amigo, está soprando ao vento). E desculpe-me, leitor, que ansiedade é o tema deste artigo.

Mas não farei a maldade de apresentar uma resposta de profundidade poética, mas pouco objetiva. Então, aí vai a dica. A qualidade nos estudos pressupõe a organização do tempo para você conjugar três verbos todos os dias: estudar, revisar, repousar.

É nas revisões que ativamos nossa memória de longa duração. E é nos momentos de repouso, aí incluídas as horas de lazer, que renovamos nossas energias.

Então, revise, repouse e bons estudos.

(*) Advogado, professor da Faculdade Promove, mestre em Educação, delegado federal aposentado e autor de “Como Passei em 15 Concursos” 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por