Carreira diplomática

José Roberto Lima / 08/07/2017 - 06h00

Estão abertas, até segunda-feira, 10, as inscrições para a carreira diplomática do Ministério das Relações Exteriores. São 30 vagas e podem concorrer quem concluiu curso superior em qualquer área. Os conhecimentos esperados dos candidatos abrangem Geografia, História, Economia, Direito Internacional e, claro, línguas estrangeiras. 

Noutros tempos, o Instituto Rio Branco exigia o inglês bem próximo da perfeição. Mas os profissionais encarregados da seleção começaram a perceber que muitos candidatos que dominavam perfeitamente outros idiomas, sobretudos os de países orientais, eram reprovados por tirarem nota baixa no inglês.

Então, é claro que o inglês será indispensável para quem pretende ser aprovado. Mas, se você - leitor ou leitora - domina bem outros idiomas, não se preocupe se o seu inglês não for excelente (mas que esteja entre o bom e o ótimo).

Dos 15 concursos em que passei, este é um dos que eu gostaria de ter sido aprovado. Planejei minha vida para chegar aos 30 anos fluente em inglês e francês. Diversas circunstâncias da vida não me permitiram isso naquela idade (mas eu sigo tentando).

A vida é assim: uma coletânea de sucessos e fracassos. Isso vale para as carreiras profissionais, para as conquistas amorosas, finanças etc. O grande segredo de uma vida feliz não consiste em sucesso o tempo todo. O segredo consiste em sabermos aproveitar o sucesso e lidar com o fracasso.

A frustração, afinal, tem seu lado positivo. Imagine, por exemplo, se Albert Sabin não fosse frustrado com a poliomielite, causadora da paralisia infantil. 

Enfim, aí está uma grande oportunidade para você que já se formou em qualquer graduação superior e domina línguas estrangeiras. Eu quero, num passeio à Europa, dirigir-me a uma repartição brasileira no estrangeiro e te cumprimentar pelo sucesso na diplomacia.

Bons estudos!

 

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Comentários