Concurso: o legado da Copa

22/04/2017 às 15:50.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:14

Será que o Brasil está preparado para os grandes eventos? No caso da Polícia Federal, eis a resposta: sim, estamos preparados. A Copa das Confederações será um grande ensaio para demonstrar isso.

Cada uma das sedes contará com unidade de inteligência que terá, além de outras tarefas, a de antecipar-se a qualquer evento crítico. As delegações contarão com equipes de segurança, compostas por policiais brasileiros, por policiais de seus próprios países e por oficiais de ligação, estes fluentes em língua estrangeira para estabelecer comunicação com as partes.

Desse modo, teremos muito mais que a simples tradução das manifestações de atletas, torcedores e turistas. Teremos a interpretação delas ao lume da cultura e das normas jurídicas de cada um dos países participantes. Vejamos um exemplo do que ocorreu na Copa da África do Sul, em 2010: um torcedor ostentou um cartaz com crítica a um compatriota dele. Os policiais africanos, embora aptos a traduzir o que estava escrito, consultaram a equipe da mesma nacionalidade do torcedor para saber se aquela conduta recomendava alguma atitude, considerando a legislação do país envolvido. Com a resposta negativa, o torcedor prosseguiu no seu protesto.

E como isso se relaciona com os concursos? As instituições públicas convivem, há anos, com o crescimento das demandas relacionadas ao uso de línguas estrangeiras. É por isso que, cada vez mais, surgem editais de concurso em que se exige, por exemplo, o domínio de Inglês ou Espanhol.

Os grandes eventos incrementarão essa tendência. Isso faz lembrar uma frase de Simón Bolívar, dita no contexto independentista do século XIX, mas válida para os tempos atuais de globalização: “La integración no es simple quimera de los hombres, sino destino inexorable de los pueblos” (a integração não é uma simples esperança utópica dos homens, e sim destino inexorável dos povos). Esse destino é inexorável. Essa tendência nos concursos, também. Então, “enjoy this great legacy of the World Cup and learn a foreign language”. Em bom Português: aproveite este grande legado da Copa e aprenda uma língua estrangeira.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por