Concurso: O preço a pagar

22/04/2017 às 15:24.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:14

Nestes tempos atuais, em que tudo se resolve pela Internet, é improvável que o leitor entre numa fila para se inscrever num concurso. Mas, caso tenha essa oportunidade, observe a euforia estampada nos rostos de muitos candidatos, no exato momento em que se conclui o atendimento. Alguns candidatos chegam a delirar visivelmente, como se o pagamento da taxa fosse o bastante para garantir a aprovação.

Algo semelhante ocorre à porta das lojas, quando os clientes saem abarrotados de embrulhos. Em muitos casos, o que se compra sequer é necessário, mas representa um sonho ou um desejo. Compra-se, por exemplo, uma roupa com o desejo de ser bem sucedido como o ator ou a atriz que anunciou o produto. Compra-se porque, para muitas pessoas, é ótima a sensação de que podem comprar tudo.

Mas, assim como não é possível comprar dois quilos de inteligência, também não se pode comprar aprovação num concurso só pelo pagamento da taxa de inscrição. O preço a pagar é outro. De nada adianta a euforia logo após a inscrição se o candidato não se empenha nos estudos. De nada adianta matricular-se numa escola preparatória e pagar pontualmente as mensalidades. O preço a pagar é o empenho nos estudos, o que pressupõe disciplina, organização, regularidade e objetividade.

Nenhum desses atributos lhe exigirá a condição de estudar muito. Mas será necessário estudar com qualidade. E o que é estudo de qualidade? A resposta passa por mais um atributo, meio esquecido nestes tempos modernos: paciência. Assim como não se compra conhecimento num supermercado, também não se pode comprá-lo em três semanas de estudos. Esperar sucesso nessas condições só lhe trará frustração.

Eis o que falta, portanto, em muitos candidatos a um cargo público: paciência. O êxito nos estudos depende de um projeto de muitos meses de dedicação e afinco. E o sacrifício vale a pena, não somente pela aprovação, mas pelo prazer de aprender. Se você duvida, experimente estudar de modo objetivo, organizado e disciplinado. Em poucas semanas, ao perceber progresso no aprendizado, sua rotina de preparação será uma fonte de prazer.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por