Concurso: sonho que vira pesadelo

22/04/2017 às 16:32.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:14

Passar num concurso é o sonho de muitas pessoas. Mas, de tanto sonhar, acabam sofrendo com pesadelos. Refiro-me aos candidatos que planejam fazer a matrícula numa escola preparatória, planejam iniciar as aulas na próxima segunda-feira, planejam estudar todas as noites, planejam reorganizar o tempo, planejam... planejam... planejam... apenas planejam.

Esta semana eu tive um imprevisto – dizem para si mesmos. Afinal, eu não poderia perder a oportunidade de conhecer mais uma cidade litorânea. Mas na próxima segunda-feira eu começo firme nos estudos. Na semana seguinte, os planos são novamente adiados. E, quando o candidato assusta, faltam três semanas para a prova. Começa então a correria e o sentimento de culpa: “eu deveria ter estudado mais”.

Então, em poucos dias, o candidato quer aprender tudo que não estudou durante vários meses. Na ânsia de recuperar o tempo perdido ele passa a noite inteira lendo as apostilas. Sabe o que conseguirá aprender? Nada ou quase nada.

Para transformar o sonho de aprovação em realidade o primeiro passo é executar o que é planejado. Se você não dispõe de muito tempo, não se lamente na inútil comparação com quem parece ter melhores condições de vida. Por mais ocupado que você seja, disponibilize ao menos uma ou duas horas para estudar todos os dias. Mantenha o ritmo durante vários meses. Garanto que você aprenderá os conteúdos e tomará gosto pelos estudos.

Enquanto isso, eis por que algumas pessoas abastadas não conseguem passar: os sonhos delas são dispendiosos. Explico: após pagar pela inscrição no concurso, compram itens como lápis, borracha, caneta, cadernos e mochilas, todos de marcas famosas. O objetivo é impressionar a si mesmos, a família ou algum vizinho, como se isso garantisse o aprendizado. Depois de brincar com o material por alguns dias, desistem diante da primeira dificuldade.

Enfim, o caminho do sucesso passa pelo sonho. Nas palavras de Mario Lago, sonhar é tão importante que “se não fosse o sonho, não teríamos inventado nem a roda”. Mas quem sonha, sonha, sonha - apenas sonha - transforma seus sonhos em pesadelos.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por