Crônica da inveja anunciada

22/04/2017 às 16:51.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:14

Gabriel García Marquez nos conta a história de Santiago Nasar, acusado de ter violentado Ángela Vicario. Diferentemente de muitos romances policiais, o autor da “Crónica de una Muerte Anunciada” não nos convida a descobrir quem matou (ação no passado). Em vez disso, a pergunta é quem matará e como irá fazê-lo (ação no futuro).

Algo semelhante ocorre com a inveja. É fácil percebê-la no tempo passado. Ela se revela nos cumprimentos e felicitações, quase em tom de lamento. Daí resulta que o invejoso pode seguir o mesmo exemplo, evocando adequadamente o princípio da igualdade: “Ele passou; eu também posso passar”.

Por outro lado, a “inveja anunciada” é de difícil identificação. Trata-se do sofrimento antecipado de quem se julga incapaz e resiste em reconhecer a capacidade alheia. Assim, empenhado em destruir o futuro, o invejoso evoca equivocadamente o princípio da igualdade: “Eu não tenho condições de passar; então não suportarei se meu vizinho passar”. Esse tipo de inveja é um sentimento tão maldoso e covarde que se esconde, tornando difícil a tarefa de identificar seu portador. Muitas vezes, essa inveja se esconde até da pessoa que a sente.

Mas a Neurolinguística pode nos ajudar a identificá-la. Como se trata de um sofrimento antecipado, a máscara começa a cair com os verbos conjugados no futuro. Desconfie, por exemplo, do vizinho que fala sobre as chances de cada candidato. Fique atento às frases desanimadoras, seja qual for o seu grau de afeto ou parentesco com as pessoas que as proferem. Avalie a possibilidade de elas nem saberem que você está inscrito num concurso.

No fundo, esses indivíduos têm uma grande admiração por você, mas resistem em reconhecê-la. Assim agem não porque têm raiva de você, e sim porque têm raiva de si mesmos, pois não conseguem ser igual a você.

Seja qual for a hostilidade que lhe é dirigida, persista empenhado nos seus objetivos. Quando você triunfar, será inevitável que a inveja se remeta ao passado, pois nada poderão fazer contra suas realizações. Em vez disso, os invejosos tomarão forças para seguir seu exemplo de sucesso.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por