... E qual foi seu fracasso?

22/04/2017 às 20:00.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:14

Desde o lançamento de meu livro em 2011, passando pela segunda edição em 2013, venho recebendo mensagens de leitores espalhados por todo o Brasil. Também recebi mensagens da Argentina, México e França. Quase todas as manifestações são de agradecimento pelas dicas de como aumentar o rendimento nos estudos.

Muitas pessoas já escreveram sobre trajetórias de sucesso em provas e concursos. Mas conheço muitos leitores que se decepcionaram diante do que leram, pois, em vez de aprenderem as dicas de como estudar, encontram uma epopeia do autor, em descrições cheias de vaidade na vã tentativa de explicar um sucesso que, muitas vezes, nem mesmo o autor sabe o porquê.

Este é o diferencial da minha obra: pouquíssimas linhas são destinadas à narrativa dos meus triunfos. Mesmo assim, essas poucas linhas são compartilhadas com informações sobre, por exemplo, minhas predileções futebolísticas. Isso teve o propósito de mostrar ao leitor que ele não deve (nem lhe convém) renunciar ao lazer, aos momentos de descontração e nem às relações afetivas para se dar bem num concurso. No mais, em 128 páginas, o leitor vai encontrar dicas mesmo, tanto nos textos como nas ilustrações. É por isso que me sinto à vontade para falar, inclusive, sobre os meus fracassos.

E, entre as dezenas de jornalistas que me prestigiaram com entrevistas, a pergunta mais sábia que ouvi foi esta:

- O Senhor fala de sucesso em 15 concursos. Mas qual foi o seu fracasso?

- Você é mesmo esperta, hem – disse à entrevistadora. Está arrancando de mim o que provavelmente eu não diria se não me fosse perguntado.

- Estou aqui para isso mesmo – gracejou.

Não me constrange falar sobre meus fracassos. Um deles está dito no livro: meu sonho de estudar Medicina. Mas, como advogado, professor de Direito e delegado federal aposentado, aceito de bom grado o dito de que “todo advogado é um médico frustrado”. Outro fracasso consistiu em não alcançar fluência em Inglês e, assim, disputar o concurso para a carreira diplomática do Ministério das Relações Exteriores.

A vida é assim: uma coletânea de sucessos e fracassos. Isso vale para as carreiras profissionais, para as conquistas amorosas, finanças, etc. O grande segredo de uma vida feliz não consiste em sucesso o tempo todo e eliminação dos fracassos. O segredo consiste em sabermos aproveitar o sucesso e lidar com o fracasso.

A frustração, afinal, tem seu lado positivo. Imagine, por exemplo, se Albert Sabin não fosse frustrado com a poliomielite, que resultava em paralisia infantil para milhões de criança. Com os estudos é a mesma coisa. Então, se você fracassou num concurso, está no caminho certo. Saiba lidar com o fracasso e não desista. O sucesso chegará (talvez antes do que você imagina). Bons estudos.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por