“Em confidência” concurseira

22/04/2017 às 18:00.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:14

Inconfidência, na mais pura literalidade, é o contrário de “confidência”, ou seja, quebra de lealdade com a violação de um segredo. O Dicionário Priberam indica duas definições neste sentido: 1. Falta de lealdade ou de fé à confiança depositada. 2) Quebra ou revelação de um segredo. E, durante os períodos colonial e imperial, o episódio da Inconfidência Mineira era estudado como tal.

Mas, a partir de 1870, com a criação do Partido Republicano, a história foi recontada, fazendo justiça a Tiradentes e a seus seguidores. O plano deles passou a ser visto como uma autêntica inspiração do Iluminismo, que já havia influenciado na instituição de uma nova ordem política, tanto na França como nas antigas colônias inglesas. Os historiadores mantiveram o mesmo nome para o episódio: Inconfidência Mineira. É provável que isso se deveu ao fato de haver outro prefixo que significa conjunto, estar unido numa mesma causa: “em”. De fato, os integrantes daquele movimento estavam “em confidência”.

Mas, seja qual for a semântica dos prefixos, o certo é que, diferentemente do povo francês e dos colonos ingleses, os inconfidentes de Minas fracassaram. E por quê? Em geral, os historiadores concordam que os planos de independência foram descobertos, levando o governante da antiga capitania de Minas Gerais a se antecipar nas providências repressivas.

Sendo assim no plano político, também o é no plano individual. Muitas pessoas, por não guardarem segredo de seus planos, acabam atraindo atitudes mesquinhas dos que sofrem com a simples possibilidade de progresso alheio. Quanto maior a sua capacidade, maior será esta atração. Em muitos casos, esta é a origem do “bolling”. Bill Gates foi brilhante ao palestrar para um grupo de adolescentes: “O nerd hoje pode ser seu chefe amanhã”.

Toda essa reflexão, passeando pela Vila Rica dos Inconfidentes, até uma palestra de Bill Gates, serve para esta recomendação: redobre o cuidado quanto às pessoas com quem você compartilhará seus sonhos. Num concurso público, isto pode ser decisivo. Fale menos, estude mais e mantenha-se “em confidência concurseira”.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por