Este ano será difícil ...

22/04/2017 às 19:32.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:14

Os economistas são quase unânimes em dizer que 2015 será um ano difícil. Mas existe uma frase muito propalada entre os administradores e mesmo entre os economistas, lembrada há alguns meses pelo empresário Carlos Costabeber: “As melhores oportunidades surgem nos momentos de crise” (vide artigo no site www.arazao.com.br/2014/08 - acesso em 7/01/2015). E, para os concurseiros, 2015 será o ano das grandes oportunidades.

Esteja preparado para estudar madrugadas a fio. Mas não aja desse modo pensando apenas na aprovação. Estude para aprender e pelo prazer de estudar. Isso só se consegue com treino e persistência. Chega uma hora que nem nos importamos com os sacrifícios, pois, sem perceber, passamos a gostar de estudar. Quando esse tempo chegar, e chega rápido, as aprovações surgem naturalmente.

O importante é não desistir diante da primeira dificuldade. E tantos são os concursos previstos para 2015 que você terá motivos de sobra para renovar diariamente seus ânimos. A lei de diretrizes orçamentárias de 2015 prevê o preenchimento de quase 30.000 cargos, sem contar as novas vagas que surgirão por demissões e aposentadorias. É o que informa o site exame.abril.com.br/carreira - acesso em 7/01/2015.

Eis alguns concursos previstos, entre os que geram mais expectativas: do INSS, do IBGE, da Polícia Rodoviária Federal e da Receita Federal. Há outros órgãos que aguardam autorização do á outros órgãos que

Ministério do Planejamento, como é o caso da Advocacia Geral da União e Agência Brasileira de Inteligência. Surgirão muitas vagas em áreas prioritárias como educação, saúde e segurança. A área jurídica será outro destaque, seja para a magistratura, seja para o quadro de serventuários, tais como analistas, técnicos, oficiais de Justiça, etc.

Na língua chinesa, a palavra “crise” é escrita com dois ideogramas. Um significa perigo e outro, oportunidade. E assim tem sido a história da humanidade. Foi assim na invenção da roda, no domínio do fogo, na domesticação de animais, nas guerras, na revolução industrial, na informática...

É assim também no desenvolvimento de uma carreira, seja na iniciativa privada ou nos concursos públicos. Se você não se preparar, seu ideograma será o do perigo. Neste caso, o ano de 2015 será difícil, o de 2016 será dificílimo e os anos seguintes serão mais difíceis ainda.

Mas, se você estiver disposto a enfrentar os sacrifícios, se estiver encorajado a não desistir diante das primeiras dificuldades, se tiver um plano de estudos rotineiros pelo prazer de aprender, seu ideograma será o da oportunidade. Então, re-escreva comigo o título deste artigo. Você observou que ele tem reticências? Isso foi proposital e em sua homenagem. É que, para você que está disposto a tudo isso, este ano será difícil ... de não ser aprovado.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por